Brasileiro diagnosticado com varíola dos macacos está em isolamento

Publicado en 22/05/2022 - 14:49 Por Victor Ribeiro, da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Saúde acompanha o brasileiro que foi confirmado como primeiro caso da chamada varíola dos macacos em território alemão. O governo brasileiro já solicitou informações adicionais à Organização Mundial da Saúde e ao Ministério da Saúde da Alemanha.

De acordo com a agência pública de notícias alemã Deutsche Welle, o jovem tem 26 anos. Saiu de Portugal, passou pela Espanha e entrou na Alemanha, onde esteve nas cidades de Düsseldorf e Frankfurt. Depois, foi para Munique. Lá ele apresentou feridas na pele, que é um dos sintomas característicos da doença, e teve diagnóstico positivo. Ele está em isolamento numa clínica.

O Ministério da Saúde brasileiro informou que, até o momento, não existe notificação de casos da varíola dos macacos no Brasil. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde enviou aos estados as informações disponíveis sobre a doença até o momento, para orientar os profissionais de saúde.

Esse tipo de varíola é uma doença viral que, de 1970 até agora, só tinha sido notificada em 11 países africanos. A OMS fez uma reunião de emergência nessa sexta-feira, para avaliar o risco de esse surto se transformar numa epidemia ou pandemia. Mais de 80 casos já foram confirmados fora da África e outros 60 estão em investigação. Em nenhum deles ocorreu morte do paciente.

Edición: Sâmia Mendes (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Economía

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Deportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo