Dia Mundial da Tartaruga alerta contra desaparecimento de espécies

Data é celebrada desde 2000 com campanhas da American Tortoise Rescue

Publicado en 23/05/2022 - 10:13 Por José Carlos Andrade - Locutor da Rede Nacional de Rádio - Brasília

Vivendo há mais de 200 milhões de anos na Terra, as tartarugas são animais ameaçados de extinção. E, para promover conhecimento sobre as diferentes espécies e a importância de protegê-las, 23 de maio é o Dia Mundial da Tartaruga. A data é celebrada desde 2000 com campanhas promovidas pela American Tortoise Rescue, dos Estados Unidos. A organização sem fins lucrativos trabalha no resgate e cuidados de tartarugas e cágados.

De acordo com a ONG, o desaparecimento dessas espécies tem acontecido por causa do contrabando, da indústria de alimentos exóticos, da destruição de habitats, das mudanças climáticas e do comércio de animais de estimação. Sem ações de prevenção, a extinção se daria nos próximos 50 anos.

As tartarugas são animais selvagens carnívoros que devem comer alimentos vivos como caracóis, peixes e vermes. A campanha do Dia Mundial da Tartaruga traz alguns alertas: não comprar em lojas; só retirar esses animais da natureza caso estejam feridos ou em perigo e denunciar a venda ilegal.

No Brasil, desde 1980, o Projeto Tamar trabalha em prol da proteção das tartarugas-marinhas e já salvou cerca de 40 milhões delas. As cinco espécies encontradas no país estão ameaçadas de extinção.

Até 2001, o Centro Nacional de Conservação e Manejo de Quelônios da Amazônia, empreendeu esforços na preservação da tartaruga amazônica. E, depois, a função passou para o Centro de Manejo e Conservação de Répteis e Anfíbios. Um estudo da Universidade Virginia Tech, dos Estados Unidos, publicado em outubro de 2020, apontou que 7 milhões de tartarugas são consumidas por ano no Amazonas.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo
 

Edición: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
General

UFRRJ retoma aulas uma semana depois da morte de estudante

A Administração Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, Baixada Fluminense, decidiu que até a próxima sexta-feira as aulas deverão ocorrer presencialmente.

Baixar arquivo
General

Documentos indicam que corpos em barco no Pará seriam de africanos

Documentos e objetos encontrados junto aos nove corpos dentro de um barco no Pará, no último sábado (13), indicam que seriam de migrantes da região da Mauritânia e do Mali, países da África Ocidental.

Baixar arquivo
General

Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários ministros

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e outros órgãos do Governo Federal retorna nesta terça-feira (16) à região para dar continuidade ao Programa Cidadania Marajó.

Baixar arquivo
General

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Deportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo
Justicia

Plenário do CNJ julga hoje condutas de Sérgio Moro e Gabriela Hardt 

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça julga, nesta terça-feira, as condutas na Operação Lava-Jato do ex-juiz federal e senador Sérgio Moro; e da juíza federal Gabriela Hardt. 

Baixar arquivo