Nova ferramenta pode acelerar processo de adoção no Brasil

Publicado en 25/05/2022 - 08:07 Por Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento ganha, nesta quarta-feira, uma nova ferramenta que pode para acelerar o processo. Pretendentes aptos poderão visualizar as crianças e adolescentes disponíveis no cadastro de adoção.

Isabely Mota, uma das criadoras e administradoras do sistema, explica a novidade.

“Fazer com que essas crianças sejam colocadas fotos e vídeos - desde que autorizado judicialmente -, para que essas pessoas que estão na fila vejam essas crianças e muitas vezes alterem o seu perfil para adotar também crianças até mais velhas ou com problemas de saúde. Nosso intuito com essa nova ferramenta é diminuir o número de crianças que não conseguem adoção no Brasil.”

O sistema faz uma busca ativa que amplia o acesso a informações de crianças e adolescentes acolhidos, aptos, mas sem pretendentes disponíveis compatíveis com cada perfil. Isso aumenta as chances de encontrar uma família.

O supervisor da área de adoção da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal, Walter Gomes de Sousa, destaca os perfis de crianças mais procurados para adoção.

“Essas famílias querem adotar uma criança de 0 lá no máximo 2 anos, que seja saudável e que não tenha irmãos. Então esse perfil acaba já excluindo a possibilidade de adoção de 90% dos que estão aptos para adoção. O sistema de habilitação brasileiro permite fixar o perfil preferido. Só que, à medida que ele estabelece o perfil preferido, ele vai excluindo aqueles que têm o potencial de imediata adoção.”

A adoção de crianças com esse padrão de perfil demora, em média, de seis a sete anos. Mas tem processo que dura apenas um dia, após a habilitação de quem pretende adotar. É o que a gente vai contar na próxima reportagem.

*Com sonoplastia de Messias Melo e produção de Renato Lima

Confira também: Ampliação do perfil pode reduzir tempo de espera para adoção

Edición: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
General

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educación

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educación

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo