Há 10 anos, Space X realizava missão comercial para a Estação Espacial

Publicado en 25/05/2022 - 10:07 Por José Carlos Andrade - Locutor da Rede Nacional de Rádio - Brasília

“Acho que isso será reconhecido como um avanço histórico significativo nas viagens espaciais.” Palavras do empresário Elon Musk sobre seu projeto de exploração do espaço. Uma trajetória que começou a se concretizar em 25 de maio de 2012, quando a Space X tornou-se a primeira empresa privada a empreender uma missão comercial para a Estação Espacial Internacional.

A Space X foi fundada em 2002 pelo empresário Elon Musk. Em 2010, a sonda Dragon entrou em órbita pela primeira vez. E dois anos depois, a cápsula não tripulada foi lançada pelo foguete Falcon 9 a partir da base de Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos, e entrou para a história ao se juntar a outras espaçonaves norte-americanas, russas, europeias e japonesas. A missão fez parte do Programa de Serviços de Transporte Orbital Comercial da Nasa.

A Dragon foi desenvolvida com capacidade para transportar mais de três toneladas de carga. Para o evento-teste, levou cerca de meia tonelada de suprimentos para a tripulação da estação, em sua maioria, alimentos e roupas.

Depois de uma semana, a Dragon retornou à Terra. A cápsula caiu no Oceano Pacífico em 31 de maio de 2012. De acordo com a Nasa, a missão foi bem-sucedida e “deu um passo significativo para deixar de ser um empreendimento que apenas os grandes governos podem fazer com dinheiro público”.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edición: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
General

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
General

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Deportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
General

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economía

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
General

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo