Centro-oeste tem aumento de 165% dos casos de dengue

Publicado en 25/05/2022 - 19:48 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Os casos de dengue vêm crescendo no país. O centro-oeste lidera com mais de 855 mil casos prováveis da doença transmitida pelo Aedes Aegypti, segundo o Ministério da Saúde.

O levantamento do governo federal leva em consideração as informações reunidas pelas secretarias de saúde dos estados e do Distrito Federal, de janeiro a 14 de maio deste ano.

Se comparado com o mesmo período de 2021, o centro-oeste registrou aumento de 165% no número de casos registrados.

Brasília é a cidade com mais casos prováveis de dengue, acima de 41 mil, o que representa 1.339 casos para cada 100 mil habitantes. Um aumento de 528% se comparado a 2021.

O coordenador de Atenção Primária da Secretaria de Saúde do DF, Fernando Erick, reforça que a febre é um dos sintomas mais comuns da dengue.

O combate a dengue, quando não hemorrágica, é feito de forma paliativa, ou seja, atuando em cima dos sintomas, como destaca Fernando Erick.

Eliminar a água parada é fundamental para que o mosquito transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya não se reproduza. Para isso, é preciso retirar a água parada de recipientes colocar areia nos pratinhos de plantas, tampar bem a caixa d'água e limpar as calhas que acumulam resíduos.

*Com supervisão de Sheily Noleto

Edición: Sheily Noleto / GT Passos

Últimas notícias
Salud

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economía

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo