SP usa pela primeira vez a queima controlada para prevenir incêndios

Publicado en 25/05/2022 - 20:32 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

São Paulo usa pela primeira vez a queima controlada para prevenir incêndios florestais. A experiência está acontecendo na Estação Ecológica Jataí na cidade de Luís Antônio, no interior de São Paulo.

A estação Jataí é a maior reserva de cerrado do estado, com cerca de nove mil hectares. Com a ação uma pequena parte, cerca de 70 hectares, está sendo submetida à chamada queima prescrita.

Na verdade, é uma queima preventiva. A ideia é que sob controle, o fogo elimine espécies de plantas invasoras que servem de material combustível nos tempos de estiagem, quebre a dormência das espécies que precisam do fogo para florescer e crie o chamado aceiro negro, uma faixa queimada que amplia as áreas de terra entre a estação ecológica e a beira da estrada dificultando a passagem do fogo de um lado para o outro.

A medida foi autorizada pela Agência Ambiental e o objetivo é evitar incêndios florestais, como o do ano passado, que destruiu quase 4 mil hectares da estação ecológica, ou de 2020, quando cerca de 5 mil hectares foram incendiados. Quem explicou a diferença entre o fogo prescrito e o fogo dos incêndios foi Adriano Almeida, Gerente do Interior Centro Norte da Fundação Florestal de São Paulo, ele conta que na queima o fogo é mais brando e controlado.

Apesar da técnica está sendo usada pela primeira vez em São Paulo, ela já é adotada em muitos parques nacionais geridos pelo Instituto Chico Mendes, especialmente nas áreas de cerrado.

O fogo prescrito na estação ecológica do Jataí começou a ser aplicado na terça-feira e termina nessa sexta-feira. Cerca de 50 pessoas estão trabalhando na operação, incluindo técnicos da Fundação Florestal e do corpo de bombeiros.

Edición: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Com certidão, eleitor com pendência pode regularizar outros documentos

Certidão substitui o documento oficial e é solicitada para emitir ou regularizar documentos

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Chuvas em Alagoas: 50 municípios estão em situação de emergência

Segundo a Defesa Civil alagoana, algumas rodovias seguem bloqueadas por conta dos estragos

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores da UFPE encontram fóssil de um Dilofossauro

O fóssil foi encontrado próximo ao município de Ibimirim, no sertão de Pernambuco, em uma região de rochas conhecidas como Formação Aliança. Essa formação data do período Jurássico, auge da era dos dinossauros.

Baixar arquivo
Cultura

Mostra Internacional Cinema Sem Diferenças será exibida em Niterói-RJ

A mostra traz filmes que envolvem pessoas com deficiência, seja na temática ou na produção. A seleção foi especialmente preparada pela curadoria do Festival Internacional de Cinema sobre Deficiências, de Lyon, no Sul da França.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Brasília terá tecnologia de internet 5G ativada esta semana

Começou em todo o país a adequação de transmissão de frequências para a instalação da tecnologia 5G. Brasília será a primeira cidade a ter a nova conexão de internet rápida ativada no Brasil.

Acompanhe na reportagem de Glauco de Queiroz. 

Baixar arquivo