Rádio Nacional do RJ pode ser declarada Patrimônio Imaterial do Estado

Publicado en 25/05/2022 - 21:25 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Rádio Nacional do Rio de Janeiro poderá ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado. Um projeto de lei, de autoria dos deputados estaduais Mônica Francisco, do PSOL, e Waldeck Carneiro, do PSB, foi aprovado em primeira discussão nesta quarta-feira, na Assembleia Legislativa. O texto ainda precisa ser votado em segunda discussão pela Casa.

O deputado Waldeck Carneiro afirma que a emissora pública pertencente à Empresa Brasil de Comunicação é um patrimônio histórico cultural do país.

Na justificativa do projeto, os autores destacam que a emissora, inaugurada em 12 de setembro de 1936, é responsável pela Época de Ouro do Rádio e início da cultura de massa no país, além de ser um marco na trajetória de vários artistas populares, especialmente aqueles ligados à cultura do samba.

Atualmente, aos 85 anos, a Nacional do Rio de Janeiro conta com programação que mescla clássicos da música brasileira, material de acervo importante sobre cultura e identidade nacional, curiosidades e histórias. A Rádio também abre espaço para novos nomes da música, além de prestação de serviço e jornalismo.

Edición: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Meio Ambiente

Chuvas em Alagoas: 50 municípios estão em situação de emergência

Segundo a Defesa Civil alagoana, algumas rodovias seguem bloqueadas por conta dos estragos

Baixar arquivo
Cultura

Mostra Internacional Cinema Sem Diferenças será exibida em Niterói-RJ

A mostra traz filmes que envolvem pessoas com deficiência, seja na temática ou na produção. A seleção foi especialmente preparada pela curadoria do Festival Internacional de Cinema sobre Deficiências, de Lyon, no Sul da França.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Brasília terá tecnologia de internet 5G ativada esta semana

Começou em todo o país a adequação de transmissão de frequências para a instalação da tecnologia 5G. Brasília será a primeira cidade a ter a nova conexão de internet rápida ativada no Brasil.

Acompanhe na reportagem de Glauco de Queiroz. 

Baixar arquivo
General

CNH já pode ser renovada online pelo Detran no estado do RJ

Após preencher os dados necessários na plataforma, o usuário precisará  apenas comparecer a um posto do órgão  para tirar uma nova foto, cadastrar as impressões digitais e, depois, retirar o novo documento.

Baixar arquivo
Deportes

Bragantino recebe o Botafogo pelo Brasileirão nesta segunda às 20h

Times se enfrentam nesta segunda-feira (04) pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, na cidade de Bragança Paulista, no estádio Nabi Abi Chedid.

Baixar arquivo