Estudantes de medicina são suspeitos de fraude para conseguir bolsas

Investigados mentiam condição financeira para acessar política social

Publicado en 26/05/2022 - 10:49 Por Tâmara Freire - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Polícia Federal desbaratou um esquema de fraudes cometidas por estudantes de medicina do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. De acordo com as investigações, os envolvidos, todos com boas condições financeiras, falsificaram documentos para serem beneficiados com bolsas de estudo destinadas a pessoas de baixa renda.

O benefício era oferecido por uma faculdade que fica em Campos dos Goytacazes, no Norte fluminense.

Os acusados também se inscreveram no Cadastro Único do Governo Federal, que cataloga as famílias que precisam ser atendidas por programas sociais. O objetivo era dar veracidade às fraudes, mas eles acabaram aproveitando para receber o Auxílio Emergencial, pago em razão da pandemia, mesmo sem ter direito.

Ao todo foram cumpridos, nesta quinta-feira (26), 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Campos, Itaperuna e São Francisco do Itabapoana, no Rio de Janeiro; e Linhares, Cachoeiro do Itapemirim e Mimoso do Sul, no Espírito Santo.

Os policiais buscam colher elementos de prova, assim como bens que possam ser alvo de arresto judicial.

Ao longo da investigação, 12 pessoas já foram indiciadas, entre alunos e pais de alunos. A Polícia Federal também identificou, após a quebra de sigilo bancário, que os investigados movimentavam altas quantias, incompatíveis com a alegação de que eram desprovidos de recursos para pagar as mensalidades do curso médico.

 Imagens divulgadas pela PF das casas de alguns acusados mostram que se tratam de imóveis de alto luxo. Os agentes divulgaram, ainda, fotos de um carro, pertencente a outro envolvido, avaliado em cerca de R$ 130 mil.

Todos vão responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e organização criminosa.

Edición: Vitoria Elizabeth/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Brasília terá tecnologia de internet 5G ativada esta semana

Começou em todo o país a adequação de transmissão de frequências para a instalação da tecnologia 5G. Brasília será a primeira cidade a ter a nova conexão de internet rápida ativada no Brasil.

Acompanhe na reportagem de Glauco de Queiroz. 

Baixar arquivo
General

CNH já pode ser renovada online pelo Detran no estado do RJ

Após preencher os dados necessários na plataforma, o usuário precisará  apenas comparecer a um posto do órgão  para tirar uma nova foto, cadastrar as impressões digitais e, depois, retirar o novo documento.

Baixar arquivo
Deportes

Bragantino recebe o Botafogo pelo Brasileirão nesta segunda às 20h

Times se enfrentam nesta segunda-feira (04) pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, na cidade de Bragança Paulista, no estádio Nabi Abi Chedid.

Baixar arquivo
Economía

Investimentos de fundos árabes no Brasil atingem US$ 20 bilhões

Informação foi passada no Fórum Econômico Brasil e Países Árabes, que acontece em São Paulo, com a presença de líderes empresariais e autoridades do Brasil e dos 22 países do bloco árabe.

Baixar arquivo
Economía

Pelo menos 20 estados anunciaram a redução do ICMS sobre combustíveis

As ações procuram atender a lei que limitou o ICMS sobre combustíveis ou a definição do Conselho Nacional de Política Fazendária de que o imposto deve ser calculado sobre a média de preços dos últimos 60 meses.
 

Baixar arquivo
General

IBGE começa convocação de aprovados para participar do Censo 2022

Devem ser contratados mais de 200 mil servidores temporários para o censo. Do total, 183 mil são recenseadores, que passarão por 4 dias de treinamento ainda em julho.

Baixar arquivo