Primeira etapa do Censo Escolar 2022 tem início

Publicado en 26/05/2022 - 11:52 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Começou nesta quarta-feira (25) a primeira etapa da pesquisa estatística a respeito das escolas e redes de ensino de todo o Brasil, o Censo Escolar 2022. Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa será divulgado no fim do ano.

Nesta primeira fase, os gestores escolares devem informar, no sistema, dados referentes à matrícula inicial, para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo levantamento, apure sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula. Lembrando que o Censo Escolar leva em conta dados da educação pública e privada de todo o país.

Depois dessa etapa começa a segunda, que vai ser sobre a situação do aluno. Para isso, os responsáveis pelas unidades de ensino devem informar sobre a movimentação – quantos foram transferidos, deixaram de frequentar, quantos morreram – e o rendimento do estudante – quantos aprovados ou reprovados, no fim do ano letivo.

É com essas informações em mãos que o governo federal pode se planejar para liberação de dinheiro e o Inep divulgar os dados das avaliações. Além disso, o Censo Escolar é uma importante ferramenta para que toda a sociedade entenda como está a situação educacional no Brasil e se as políticas públicas têm funcionado.

Por meio do censo escolar, por exemplo, é possível ver o impacto da pandemia na educação brasileira. De acordo com o último censo divulgado, mais de 2% dos estudantes matriculados no ensino médio deixaram a escola antes de terminar o ano letivo, em 2020. No ano seguinte, em 2021, essa taxa subiu para 5%. Mas, na Região Norte, o nível de abandono chegou a 10%, o dobro da taxa nacional.

Os dados coletados pelo Inep para o Censo Escolar são enviados por secretarias de educação estaduais e municipais.

Edición: Leila Santos/ Sumaia Villela

Últimas notícias
General

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justicia

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
General

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economía

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
General

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo