Primeira etapa do Censo Escolar 2022 tem início

Publicado en 26/05/2022 - 11:52 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Começou nesta quarta-feira (25) a primeira etapa da pesquisa estatística a respeito das escolas e redes de ensino de todo o Brasil, o Censo Escolar 2022. Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa será divulgado no fim do ano.

Nesta primeira fase, os gestores escolares devem informar, no sistema, dados referentes à matrícula inicial, para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo levantamento, apure sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula. Lembrando que o Censo Escolar leva em conta dados da educação pública e privada de todo o país.

Depois dessa etapa começa a segunda, que vai ser sobre a situação do aluno. Para isso, os responsáveis pelas unidades de ensino devem informar sobre a movimentação – quantos foram transferidos, deixaram de frequentar, quantos morreram – e o rendimento do estudante – quantos aprovados ou reprovados, no fim do ano letivo.

É com essas informações em mãos que o governo federal pode se planejar para liberação de dinheiro e o Inep divulgar os dados das avaliações. Além disso, o Censo Escolar é uma importante ferramenta para que toda a sociedade entenda como está a situação educacional no Brasil e se as políticas públicas têm funcionado.

Por meio do censo escolar, por exemplo, é possível ver o impacto da pandemia na educação brasileira. De acordo com o último censo divulgado, mais de 2% dos estudantes matriculados no ensino médio deixaram a escola antes de terminar o ano letivo, em 2020. No ano seguinte, em 2021, essa taxa subiu para 5%. Mas, na Região Norte, o nível de abandono chegou a 10%, o dobro da taxa nacional.

Os dados coletados pelo Inep para o Censo Escolar são enviados por secretarias de educação estaduais e municipais.

Edición: Leila Santos/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Cultura

Arte Clube: A Colmeia traz suspense com imigrantes alemães

O diretor do filme, Gilson Vargas, conversa com o jornalista Jansem Campos sobre o filme e faz um convite à diversão e à reflexão.

Baixar arquivo
Economía

Restituição IRPF: Valor depositado nesta quinta passa dos R$ 6 bilhões

A Receita Federal pagou nesta quinta-feira, 23 de junho, o segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2022 para mais de quatro milhões de contribuintes.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Quiosque Moise é inaugurado no Parque Madureira, no Rio

O congolês Moïse foi morto em janeiro do ano passado durante um desentendimento no quiosque Tropicália, na praia da Barra da Tijuca, zona oeste carioca. Três homens foram presos. O corpo dele foi achado amarrado em uma escada.

Baixar arquivo
Cultura

Sarau Carioca leva história da música e da cultura negra no Rio

A programação vai acontecer sempre na última quinta-feira do mês, às 12h30, em formato de um bate-papo musicado.

Baixar arquivo
Deportes

América Mineiro e Botafogo se enfrentam logo mais ás 19h

Nesta quinta-feira, às 19h no estádio Independência os dois times precisam dar uma resposta dentro de campo pela Copa do Brasil.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Transexuais já podem alterar nome social direto nos cartórios

A decisão foi divulgada neste mês pela Corregedoria Nacional de Justiça. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode requerer ao cartório de registro civil de origem, a adequação de sua certidão de nascimento ou casamento à identidade autopercebida.

Baixar arquivo