Chuvas que atingem o Nordeste devem se intensificar no fim de semana

Publicado en 26/05/2022 - 20:28 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As fortes chuvas que atingem a região Nordeste, principalmente os estados de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba, devem se intensificar neste final de semana. 

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia que emitiu alerta vermelho para o leste do Nordeste, onde as chuvas podem atingir de 150 a 200 milímetros por dia entre sexta-feira e domingo

Márcia Seabra, coordenadora de Meteorologista Aplicada do Inmet, detalhou essa previsão do tempo, destacando que todo o leste de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Maceió e até mesmo áreas do Rio Grande do Norte podem ser atingidas por chuvas e consequentes alagamentos.

Além disso, o Cenad, Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres opera em alerta máximo para ocorrências de deslizamentos, enxurradas, alagamentos e inundações. Tiago Molina, coordenador-geral do Cenad, destacou algumas medidas preventivas que podem ser tomadas, nesses casos, pela população como não sair em áreas alagadas e não enfrentar alagamentos e sempre desligar a energia elétrica e o gás.

Duas equipes do Grupo de Apoio a Desastres da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil foram enviadas para Maceió, em Alagoas, para acompanhar a situação local. Nesta sexta-feira, o ministro Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, deve visitar os estados atingidos pelas fortes chuvas para verificar o desdobramento das ações federais. 

Edición: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

Arte Clube: A Colmeia traz suspense com imigrantes alemães

O diretor do filme, Gilson Vargas, conversa com o jornalista Jansem Campos sobre o filme e faz um convite à diversão e à reflexão.

Baixar arquivo
Economía

Restituição IRPF: Valor depositado nesta quinta passa dos R$ 6 bilhões

A Receita Federal pagou nesta quinta-feira, 23 de junho, o segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2022 para mais de quatro milhões de contribuintes.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Quiosque Moise é inaugurado no Parque Madureira, no Rio

O congolês Moïse foi morto em janeiro do ano passado durante um desentendimento no quiosque Tropicália, na praia da Barra da Tijuca, zona oeste carioca. Três homens foram presos. O corpo dele foi achado amarrado em uma escada.

Baixar arquivo
Cultura

Sarau Carioca leva história da música e da cultura negra no Rio

A programação vai acontecer sempre na última quinta-feira do mês, às 12h30, em formato de um bate-papo musicado.

Baixar arquivo
Deportes

América Mineiro e Botafogo se enfrentam logo mais ás 19h

Nesta quinta-feira, às 19h no estádio Independência os dois times precisam dar uma resposta dentro de campo pela Copa do Brasil.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Transexuais já podem alterar nome social direto nos cartórios

A decisão foi divulgada neste mês pela Corregedoria Nacional de Justiça. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode requerer ao cartório de registro civil de origem, a adequação de sua certidão de nascimento ou casamento à identidade autopercebida.

Baixar arquivo