Alesp registra recorde em processos por quebra de decoro parlamentar

Publicado en 26/05/2022 - 20:56 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Processos por quebra de decoro parlamentar batem recorde na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Os deputados e deputadas da atual legislatura respondem por mais de 97% de todas as representações e denúncias registradas no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do estado.

De um total de 81 processos abertos desde 1999, 79 foram entre 2019 e 2022. Só esse ano foram 30 denúncias. Ou seja, 37% de todos os processos em 28 anos de existência do conselho. A mais nova representação foi protocolada nessa quinta-feira pela deputada Isa Penna, do PCdoB, contra Delegado Olim, do Progressistas.

O número de punições também bateu recorde. Desde 2019, foram cinco advertências, duas suspensões temporárias de mandato e uma cassação, a do ex-deputado Arthur do Val, do União Brasil, pelas declarações descabidas contra refugiadas de guerra da Ucrânia.

Para a presidente do Conselho de Ética, a deputada Maria Lucia Amary, do PSDB, os parlamentares estão confundindo imunidade com impunidade.

Até essa legislatura a única punição do Conselho de Ética tinha sido há 23 anos, em 1999: a cassação do mandato do então Deputado Hanna Garib, do extinto PPB, atual Progressistas. Ele foi condenado a 20 anos de prisão na justiça por ter participado de um esquema de propina na prefeitura de São Paulo, no que ficou conhecido como Máfia dos Fiscais. Garib teve o mandato cassado por quebra de decoro.

Em 2016, também foi protocolada uma denúncia contra o ex-deputado Fernando Capez, do União Brasil, e então presidente da casa, acusado de ter participado do esquema de desvio de recursos da secretaria de educação, no que ficou conhecido como máfia da merenda. Mas o processo contra Capez foi arquivado.

Edición: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
General

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Salud

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
General

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo