Planos de saúde: ANS autoriza reajuste de 15,5%, mais alto da história

Publicado en 26/05/2022 - 21:31 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A maioria dos diretores da ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, decidiu que as operadoras de saúde podem reajustar o valor da mensalidade dos planos individuais e familiares em até 15,5%. Foram 4 votos a 1.

O diretor relator da proposta, Alexandre Fioranelli, apresentou os motivos que levaram a este índice de reajuste, entre eles o direito das operadoras ao reajuste anual.

A gerente Econômica, Financeira e Atuarial da ANS, Daniele Rodrigues Campos, detalhou que existe uma fórmula matemática para o cálculo do reajuste.

No ano passado, pela primeira vez, os planos de saúde tiveram índices de reajuste negativos, em pouco mais de 8%. A diretora da ANS Eliane Medeiros levou isso em consideração, mas foi a única a se opor ao aumento dos valores.

O reajuste de até 15,5% nos planos é o mais alto da história. Será aplicado pelas operadoras nas próximas semanas e é retroativo ao dia primeiro de maio.

De acordo com a ANS, o aumento deve afetar 8 milhões de pessoas, o que representa mais de 16%dos consumidores de planos de assistência médica no Brasil. Segundo a agência reguladora, pouco mais de 49 milhões de brasileiros usam planos de saúde, mas a maioria é empresarial ou coletivo.

Edición: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Salud

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Deportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Salud

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economía

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justicia

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo