Prestes a completar 110 anos o Pão de Açúcar vai ganhar uma tirolesa

Publicado en 27/05/2022 - 17:07 Por Lucas Coelho* - estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Se o Parque Bondinho Pão de Açúcar já era deslumbrante, a partir de novembro, o lugar vai ser de tirar o fôlego. Prestes a completar 110 anos, um dos cartões-postais mais visitados do mundo, com a marca de 50 milhões de pessoas desde a inauguração, em novembro de 1912, o ponto turístico carioca vai ganhar uma tirolesa de 755 metros. Serão quatro linhas ligando o Pão de Açúcar ao Morro da Urca, num trajeto de menos de 50 segundos, a uma velocidade de 100km/h.

O projeto faz parte da agenda de comemorações deste mais de um século, que também inclui uma nova identidade visual.

O projeto lançado esta semana em um evento no Anfiteatro do Morro da Urca,  com a presença de representantes de empresas parceiras e de gestores públicos, incluiu uma iniciativa inédita para neutralização de carbono na operação do bondinho. A ideia é mapear as fontes de emissão de gases em toda a sua operação, além de calcular o carbono gerado.

A historiadora e jornalista Carolina Grimião, falou da importância do bondinho para a cidade do Rio de Janeiro, ela destacou que o ponto turístico é uma referencia para o mundo inteiro.

O Bondinho é um dos maiores símbolos do Brasil, começou a ser construído em 1909, três anos antes de fazer a sua primeira viagem. Mas mesmo antes do teleférico, as pessoas já exploravam o lugar escalando os 220 metros de altura do morro da Urca. O pioneirismo da conquista, aliás, é de uma mulher, Henrietta Carstairs, que realizou a façanha em 1817. Por sorte, o engenheiro Augusto Ferreira Ramos teve a ideia de construir o caminho aéreo, o que acabou transformando a história da cidade.

O teleférico do Pão de Açúcar foi o primeiro do Brasil e o terceiro do mundo. Atualmente, é o mais longevo em operação e carrega a marca de mais de cinco milhões de viagens.

*Com supervisão de Vitória Elizabeth

Edición: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverdeza

Últimas notícias
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Deportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Salud

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
General

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo