Mais de 25 famílias recebem certidões de nascimento de filhos adotados

Publicado en 27/05/2022 - 17:46 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Mais de 25 famílias receberam, nesta sexta-feira, certidões de nascimento para oficializar a adoção de crianças e adolescentes. A entrega aconteceu na 1ª e na 2ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do Rio de Janeiro, no centro da capital fluminense, marcando o encerramento da Semana Nacional da Adoção.

O primeiro passo para os interessados em adotar é procurar a vara da infância e juventude mais próxima da sua residência, entregar a documentação requerida e aguardar o chamado para a habilitação. Caso sejam habilitados, entram para uma fila no cadastro nacional de adoção, onde são cruzados os dados entre os perfis requeridos e o das crianças disponíveis para adoção. Depois disso, são promovidos os encontros.

O juiz responsável pelas 1ª e 2ª Varas da Infância da cidade do Rio, Sandro Spindola, falou sobre outras fases do processo de adoção:

"Esses interessados passam por um curso preparatório que trata da realidade dessas crianças: adoções tardias, de grupos de irmãos, adoções inter-raciais e as adoções de crianças com problemas de saúde ou deficiência. Após o curso, passam por avaliação psicológica e social, até a sentença do juiz que os habilita à adoção."

A doula, Helena Guinco e a analista administrativa, Ana Teresa Vieira são casadas há oito anos. Elas se habilitaram para adoção em 2018 e há nove meses adotaram a pequena Rafaela, de um ano. A menina nasceu com plagioencefalia, uma doença congênita, que causa má-formação do crânio. Ela usa um capacete para corrigir a condição, que é tratável. Helena avalia a importância dessa nova etapa na vida da família:

"Agora, aos olhos da justiça a gente tem um papel que atesta que ela é realmente a nossa filha, o que a gente já sente desde a primeira vez que a vimos."

De acordo com o Tribunal de Justiça, os dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento do Conselho Nacional de Justiça indicam que o Brasil tem atualmente 4.102 crianças disponíveis para adoção, sendo 268 delas aqui no Rio de Janeiro.

Entre elas, 152 já estão passando pelo processo de aproximação com as famílias habilitadas. As duas varas da infância da capital somam atualmente 738 processos de adoção em andamento.

Edición: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Deportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Salud

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
General

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo