Pesquisa: mais de 20 milhões de pessoas poderiam trabalhar remotamente

Publicado en 27/05/2022 - 18:44 Por Eduardo Cupertino* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Pesquisa do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgada nesta sexta-feira, estima que mais de 20 milhões de trabalhadores no Brasil estão em ocupações que poderiam ser realizadas remotamente.

O número representa quase um quarto das pessoas ocupadas no mercado de trabalho no país.

O perfil dos trabalhadores em home office potencial é composto por uma maioria feminina, de pessoas brancas, com ensino de nível superior completo e com idade entre 20 e 50 anos.

Mais da metade desses trabalhadores encontra-se na região Sudeste, aproximadamente 10,5 milhões de pessoas.

O Distrito Federal se destaca com o maior percentual potencial de teletrabalho entre as unidades federativas. Em contrapartida, o estado do Pará é o com o menor percentual.

Em relação às vantagens e desvantagens do trabalho home office, o pesquisador faz um balanço do que deve ser levado em consideração: “Há uma série de vantagens, por exemplo: redução de custos, seja redução de custos de transporte, aqueles que se transportam de maneira autônoma vão ter economia com o combustível. O número de horas perdidas para se deslocar também diminui e consequentemente a pessoa pode ter um horário de trabalho mais flexível, passar mais tempo com a família, tudo isso aumenta a produtividade. Mas há também algumas desvantagens,: a pessoa acabar trabalhando mais exatamente por faltar uma definição de horários, pode haver falta de estrutura de trabalho na residência.”

Por conta de dificuldades estruturais, o potencial de teletrabalho na zona rural corresponde apenas a 6,4 por cento dos trabalhadores do campo. O predomínio do teletrabalho é mesmo nas áreas urbanas do país.

*Com supervisão de Jacson Segundo

Edición: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Salud

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
General

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo