Greve de ônibus em São Paulo termina após determinação da Justiça

Publicado en 29/06/2022 - 19:13 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O Tribunal Regional do Trabalho da segunda região, em São Paulo, julgou abusiva a greve dos motoristas e cobradores que interrompeu a circulação de mais de 6 mil ônibus na capital paulista e afetou cerca de 2,5 milhões de pessoas ao longo do dia. A estimativa é da SPTrans.

Além de declarar abusiva, o relator do processo, o Desembargador Davi Furtado, determinou a volta imediata ao trabalho, autorizou o corte de ponto e o pagamento de R$ 100 mil de multa pelas paralisações do dia 14 de junho e dessa quarta-feira (29).

A greve dessa quarta-feira (29) foi a segunda paralisação em uma semana. Na quarta-feira da semana passada, praticamente todos os ônibus da chamada articulação regional pararam de circular por quase 15 horas e apenas as vans e micro-ônibus, responsáveis pelo transporte local, seguiram rodando. A situação se repetiu nessa quarta-feira

O entendimento do desembargador é de que o sindicato que representa a categoria, o Sindmotoristas, desrespeitou a liminar da justiça que determinava a circulação de uma frota mínima de 80% dos carros em horário de pico e 60% nos outros horários.

O valor das multas deve ser revertido para entidades que atendem pessoas em situação de rua, entre elas a do padre Júlio Lancelotti.

Com a decisão, motoristas e cobradores decidiram em assembleia encerrar a greve e voltar ao trabalho.

Na semana passada, a categoria já tinha garantido um reajuste de 12,47% nos salários e tíquete refeição, mas queriam também a retorno do pagamento da PLR, a Participação nos Lucros e Resultados, interrompido com a pandemia de coronavírus, e o direito a hora de almoço remunerada.

Nos próximos dias a prefeitura de São Paulo deve decidir se aumenta o valor dos subsídios pagos às empresas de ônibus para compensar os custos maiores com o óleo-diesel e reajuste de salários, ou, se aumenta a tarifa.

Edición: Roberto Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justicia

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Deportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Salud

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo