Quiosque Moise é inaugurado no Parque Madureira, no Rio

Publicado en 30/06/2022 - 18:43 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A família do congolês Moise Kabagambe recebeu nesta quinta-feira (30) da Prefeitura do Rio de Janeiro, a concessão do quiosque no Parque Madureira. A data marca os 62 anos da Independência do Congo, um movimento no qual várias entidades nacionais se uniram à Organização das Nações Unidas e conseguiram que a Bélgica declarasse a liberdade do país.

A representante da Acnur, Alto comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Joana Lopes, fala sobre o legado que a obra vai trazer.

O espaço de 154m² e capacidade para 60 lugares terá um memorial sobre a África. O funcionamento será de terça a domingo. O cardápio terá mais de 30 opções, entre elas pratos típicos do Congo como o fufu, um preparado parecido com o nosso angu e que pode ter como base milho, mandioca ou arroz.

O trabalho artístico do quiosque é do grafiteiro Airá Ocrespo. A arte é inspirada na história do congolês, além de destacar aspectos da cultura congolesa na imagem e a figura do Moïse.

Moïse foi morto em janeiro do ano passado durante um desentendimento no quiosque Tropicália, na praia da Barra da Tijuca, zona oeste carioca. Três homens foram presos. O corpo dele foi achado amarrado em uma escada.

O espancamento de Moïse foi registrado pelas câmeras de segurança do quiosque.

A iniciativa da concessão do quiosque vem de uma parceria da Prefeitura do Rio com a Orla Rio, concessionária responsável pela gestão dos quiosques nas praias cariocas.

Edición: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justicia

CNJ lança sistema para busca de ativos de pessoas físicas e jurídicas

O CNJ - Conselho Nacional de Justiça lançou, nesta terça-feira, um sistema digital para realização de busca de ativos e patrimônio de pessoas físicas e jurídicas em diversas bases de dados. 

Baixar arquivo
Justicia

Novo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, defende a democracia

O ministro Alexandre de Moraes assumiu nesta terça-feira a presidência do Tribunal Superior Eleitoral. E o ministro Ricardo Lewandowski tomou posse como vice-presidente da Corte Eleitoral.

Baixar arquivo
Salud

Anvisa lança alerta sobre falsificação do medicamento somatropina

A agência também entregou para a Polícia Federal um dossiê de investigação sanitária, que deve ajudar na apuração das denúncias de falsificação da somatropina.

Baixar arquivo
Economía

Conselho Brasil-OCDE realiza encontro no Palácio do Planalto

O Conselho Brasil-OCDE realizou uma reunião no Palácio do Planalto para analisar o processo de entrada do país na organização internacional.

Baixar arquivo
Política

STF media reunião entre estados, DF e União para discutir o ICMS

Estados, e Distrito Federal, de um lado, e União, do outro, se reuniram no Supremo Tribunal Federal, nesta terça-feira, para tentar chegar a um acordo sobre o ICMS dos combustíveis.

Baixar arquivo
General

Passageiro entra em surto e quebra poltronas de avião da Gol

As imagens do homem chutando as cadeiras até elas quebrarem circulou pelas redes sociais. O avião saiu do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino a Recife, no domingo à noite.

Baixar arquivo