Pesquisadores da UFPE encontram fóssil de um Dilofossauro

Publicado en 04/07/2022 - 20:13 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco encontraram o fóssil do dinossauro mais antigo já descoberto na região Nordeste do Brasil. A vértebra foi descoberta ainda em 2019, e os pesquisadores achavam que era o fóssil de crocodilo. Somente agora foi possível identificar que se trata do osso de um Dilofossauro.

O fóssil foi encontrado próximo ao município de Ibimirim, no sertão de Pernambuco, em uma região de rochas conhecidas como Formação Aliança. Essa formação data do período Jurássico, auge da era dos dinossauros.

Um dos responsáveis pela descoberta é o pesquisador Leonardo Marinho, doutorando do curso de Geologia da Universidade Federal de Pernambuco. Ele explicou que a Formação Aliança é estudada desde os anos 70, mas somente agora foi possível encontrar um fóssil de dinossauro na região.

O pesquisador também explicou que a Formação Aliança, por suas características geológicas, dificilmente conserva ossadas inteiras de dinossauros. Por isso, até o momento só foi encontrada a vértebra do Dilofossauro.

Essa espécie surgiu há mais de 200 milhões de anos, era bípede e carnívora. Leonardo Marinho explicou que apesar de medir até oito metros e pesar quase uma tonelada, o animal era considerado pequeno se comparado com outros dinos carnívoros, como o Tiranossauro Rex.

Com a descoberta da vértebra de um Dilofossauro — o dinossauro mais antigo do Nordeste —, agora os pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco planejam vasculhar ainda mais a Formação Aliança para encontrar fósseis do período Jurássico.

Edición: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Salud

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Salud

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Salud

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economía

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
General

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo