Exoesqueleto robótico auxilia a recuperação do movimento das pernas

Publicado en 14/08/2022 - 14:00 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Cientistas brasileiros estão desenvolvendo um exoesqueleto robótico para ajudar pessoas a recuperarem o movimento das pernas. ExoTAO. Esse é o nome do equipamento que está sendo desenvolvido por pesquisadores de São Paulo.

Explicar o nome pode ajudar a entender o projeto. O professor de Engenharia da UNESP, em São João da Boa Vista, no interior de São Paulo, Wilian Miranda dos Santos, explica o nome.

Exoesqueleto é um esqueleto que funciona do lado de fora do corpo. E isso não é nenhum absurdo. Animas como caranguejos, besouros e escorpiões tem esqueletos externos.

Já as órteses são os aparelhos que corrigem ou complementam parte do corpo humano que não estão funcionando bem.

A ideia do ExoTAO é o de ser uma órtese inteligente, um exoesqueleto robótico, programado previamente, que ajude pessoas que perderam o movimento das pernas, como as vítimas de acidentes vasculares cerebrais, a recuperarem a capacidade de locomoção.

Já existem alguns exoesqueletos sendo desenvolvidos em outros países e alguns até já são comercializados. Mas uma das principais diferenças do equipamento que está sendo desenvolvido pelo professor Wilian e outros pesquisadores da USP e da UFSCAR é a transparência. E isso não tem nada a ver com a capacidade de ser atravessado pela luz.

O protótipo que termina de ser concluído também é o primeiro com todas as seis juntas dos membros inferiores: as duas juntas dos quadris, as duas dos joelhos e as duas dos tornozelos.

E aí tem outra característica do ExoTAO. Ele é modular, ou seja, dá para escolher qual parte acoplar ao corpo. Se a perda do movimento foi da perna direita, a pessoa pode abrir mão do módulo esquerdo do exoesqueleto.

O projeto começou a ser desenvolvido em 2011 quando Wilian entrou no mestrado e passou a integrar o Laboratório de Reabilitação Robótica da USP de São Carlos. Mas, apesar de mais de uma década de trabalho, ainda deve demorar um pouco para o ExoTAO ser adotado por hospitais e clínicas de reabilitação.

Os pesquisadores ainda estudam algumas melhorias, como ajustar a fixação do ExoTAO ao corpo humano, torna-lo mais leve e diminuir ao máximo a interferência do equipamento na locomoção do usuário, a ponto de que uma pessoa sem perda de mobilidade possa carregar o equipamento como se estivesse sem ele.

Edición: Roberto Piza / GT Passos

Últimas notícias
General

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economía

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economía

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
General

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
General

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
General

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo