Grande Prêmio do Cinema Brasileiro ocorre nesta quarta-feira

Publicado en 10/08/2022 - 18:34 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A maior premiação do setor audiovisual do país, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro está de volta ao Rio após três anos sendo realizada em São Paulo.

A 21ª edição também marca o retorno da festa presencial, já que em 2020 e no ano passado foi realizada virtualmente por causa da pandemia de covid-19.

A celebração do cinema nacional, logo mais às 20h, na Cidade das Artes, na capital fluminense, terá transmissão ao vivo pelo Canal Brasil e também no YouTube e Instagram da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. No palco, como mestres-cerimonia, os atores Camila Pitanga e Silvero Pereira.

A Presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, Renata Almeida Magalhães, destaca que o prêmio reforça a potência do cinema brasileiro e este ano homenageia as mulheres produtoras.

Na lista de produções que concorrem em 31 categorias, o filme "Marighella", dirigido por Wagner Moura, é o longa com maior número de indicações, 17, seguido de "O Silêncio da Chuva", de Daniel Filho, com 11. Os finalistas  foram escolhidos em votação pelos sócios da Academia.

Ao todo, são mais de 200 profissionais indicados, 17 longas-metragens brasileiros e 10 estrangeiros. Também estão na disputa 15 curtas brasileiros e 18 séries.

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é votado por profissionais das mais diversas áreas do setor, associados à Academia. E, como acontece todos os anos, a abertura dos envelopes com os vencedores será auditada pela empresa PwC, a mesma que faz a apuração do Oscar.

O público também pode participar da eleição, escolhendo o filme favorito entre os longas brasileiros finalistas de ficção (drama e comédia) e documentário.

Edición: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Deportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Salud

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo