Projeto dispensa autorização do parceiro para realização da laqueadura

Publicado en 10/08/2022 - 22:11 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei que dispensa a autorização do cônjuge para a mulher realizar a laqueadura.

A autorização expressa do cônjuge para esterilização está prevista em uma lei de 1996 e o projeto aprovado derruba essa obrigatoriedade também para homens que decidirem realizar a vasectomia.

O texto ainda reduz de 25 para 21 anos a idade mínima para a que a mulher ou homem opte pela esterilização voluntária. A proposta já passou pela Câmara e segue agora para sanção presidencial.

A matéria também obriga o SUS a oferecer métodos e técnicas de contracepção previstas em lei em até 30 dias e permite a laqueadura da mulher durante o período do parto.

A relatora do projeto, senadora Nilda Gondim do MDB da Paraíba defendeu que cabe à mulher a decisão sobre seu método contraceptivo.

Ainda pela proposta, homens e mulheres podem fazer a esterilização em qualquer idade se tiverem, pelo menos, dois filhos vivos

O senador Guaracy Silveira, do Avante do Tocantis, se pronunciou contra o fim do aval do cônjuge para a mulher realizar a esterilização, mas a maioria dos parlamentares derrubou a proposta do senador.

Se o projeto for sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, a medida entra em vigor em 6 meses.

Hoje a pauta do Senado está focada em projetos voltados às mulheres, a sessão foi presidida pela senadora Eliziane Gama do Cidadania do Maranhão.

Edición: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Campus Party Brasília deve reunir cem mil pessoas até domingo

O evento é o maior festival do mundo de tecnologia, experiência geek, games, ciência, inovação e empreendedorismo

Baixar arquivo
General

Feriado no nordeste será com alerta de perigo por causa das chuvas

Mais de 270 municípios da faixa que vai do Rio Grande do Norte a Alagoas podem ter chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
General

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
General

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
General

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo