PF faz nova operação contra fraude bilionária envolvendo criptomoedas

Publicado en 11/08/2022 - 12:55 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio nacional - Rio de Janeiro

Dez veículos de luxo, avaliados em cerca de R$ 6 milhões, foram apreendidos nesta quinta-feira (11), em nova fase da Operação Kryptos, voltada para desarticular uma organização criminosa no Rio de Janeiro, suspeita de fraudes bilionárias envolvendo criptomoedas, no Brasil e no exterior.

A ação,  chamada Flyer One, contou com equipes da Polícia Federal e o Ministério Público Federal, no cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão na cidade de Cabo Frio, na Região dos Lago, e na capital fluminense. Os alvos que estão nos Estados Unidos foram incluídos, por conta das investigações, na lista de procurados da Interpol.

Segundo a Polícia, um dos pilotos responsáveis pelo transporte de drogas do cartel de Pablo Escobar, que já tinha sido preso, conseguiu sair do Brasil com um passaporte falso e, nos Estados Unidos, estruturou o esquema, abrindo uma firma, com utilização de documentos falsos para justificar depósitos feitos nas contas da empresa. O grupo também agia captando recursos em Portugal e em outros países.

A investigação constatou, ainda, o depósito de criptoativos lastreados em dólar americano na conta do homem apontado como líder da organização.

Os investigados poderão responder por emissão ilegal de valores mobiliários sem registro prévio, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Se condenados, as penas previstas chegam até a 22 anos de prisão.

A Operação Kryptos teve início em agosto de 2021, para investigar uma empresa na Região dos Lagos Fluminense, que usava esquema de pirâmides financeiras, por meio da especulação no mercado de criptomoedas.

Edición: Priscilla Mazenotti / Guilherme Strozi

Últimas notícias
General

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economía

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economía

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economía

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
General

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo