ONU pede fim de atividades militares perto de usina nuclear ucraniana

Publicado en 11/08/2022 - 15:01 Por Monica Grayley - Repórter da ONU News - Nova York (EUA)

O líder das Nações Unidas, António Guterres, pediu às forças militares da Rússia e da Ucrânia que cessem, imediatamente, todas as atividades militares perto da usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia.
 
O local está sendo controlado pela Rússia que atacou a Ucrânia em 24 de fevereiro. 

Em nota, emitida pelo seu porta-voz, António Guterres disse que está “gravemente preocupado” com a situação ao redor da instalação nuclear, que tem se tornado mais tensa nos últimos dias.
 
Para Guterres, a escalada da tensão pode levar a um desastre. Ele pediu a ambos os lados que exerçam o bom senso e a razão e não tomem nenhuma medida que venha pôr em perigo a segurança e integridade da usina, que é a maior da Europa.
 
O secretário-geral da ONU apelou a todas as partes a retirar contingentes e equipamentos militares do local e de se absterem de aumentar a presença na usina.
 
Guterres disse que a instalação nuclear não pode ser usada como parte de nenhuma operação militar.

Segundo agências de notícias, os ministros das Relações Exteriores do G7 apelaram à Rússia para entregar o controle de Zaporizhzhia à Ucrânia. 
 
Na semana passada, as imediações da usina foram alvos de bombardeios. Desde março, a instalação está sob controle russo, mas técnicos ucranianos continuam em parte da operação. 
 
O chefe da ONU pediu um acordo urgente, em nível técnico, para um perímetro de desmilitarização que leve à segurança do local.

A ONU continua apoiando o trabalho da Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, para que a usina nucelar de Zaporizhzhia siga operando de forma segura.
 
Guterres também pediu à Ucrânia e à Rússia que garantam o acesso seguro da missão da Aiea ao local.

Edición: ONU News

Últimas notícias
Salud

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economía

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo