Em um ano, desmatamento cresce 3% no Cerrado e devasta 11 mil km

Publicado en 28/11/2023 - 16:52 Por Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O desmatamento do Cerrado continua aumentando no país. Entre agosto do ano passado e julho deste ano, foram 11mil km de vegetação nativa perdida. Número 3% maior que em na medição anterior.

Os dados são do Prodes e foram divulgados nesta terça-feira (28) pelo Ministério do Meio Ambiente.

O Matopiba, que inclui Maranhão, Tocantins, Bahia e Piauí, concentrou três quartos do desmatamento. Por outro lado, alguns estados apresentaram queda, como Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.

Mais de 60% desse desmatamento foi em áreas particulares. No Cerrado, a legislação autoriza 80% de supressão na vegetação nativa na propriedade.

A expectativa do governo é que o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento do Cerrado, o PPCerrado, consiga mudar essa curva.

O secretário extraordinário de Controle do Desmatamento, André Lima, explicou que a falta de integração de dados entre União, Estados e Municípios dificulta o monitoramento desse desmatamento. E que é preciso separar qual é o desmatamento legal do ilegal.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou a importância da articulação com os estados e o setor produtivo.

O plano de proteção do cerrado ainda traz medidas como revisão das normas para autorizar desmatamentos, reforço da fiscalização, criação de novas unidades de conservação e tornar os produtos agropecuários rastreáveis.

Edición: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Cultura

Lula participa da abertura da 4ª Conferência Nacional da Cultura

A iniciativa reúne as principais representações públicas culturais do país para discutir o Plano Nacional de Cultura dos próximos 10 anos. O evento ocorre entre os dias 4 e 8 de março, em Brasília.

Baixar arquivo
Justicia

Uber pede ao STF que suspenda processos sobre vínculo trabalhista

Na petição encaminhada ao STF, o escritório que representa a empresa sustenta que a medida é necessária para aguardar o posicionamento final da Corte sobre o tema. Na semana passada, o STF reconheceu a chamada repercussão geral sobre o tema.

Baixar arquivo
Segurança

Dois detentos fogem de penitenciária em Campo Grande

Foi a primeira fuga registrada no sistema penitenciário federal no Mato Grosso desde que ele foi criado, em 2006, para isolar lideranças de organizações criminosas e presos de alta periculosidade.

Baixar arquivo
Cultura

Conferência Nacional de Cultura retorna, valorizando a diversidade

A quarta Conferência Nacional de Cultura marca o retorno do Ministério da Cultura, extinto em 2019. A última conferência foi em 2013.

Esse evento é importante porque é um espaço de debate de políticas públicas de cultura.

Baixar arquivo
Política

Lula apresenta projeto que regula trabalho de motorista de aplicativo

O projeto só atinge motoristas que transportam passageiros por carro. Outras modalidades de entrega, com moto e bicicleta, não fazem parte do acordo.

Baixar arquivo
Salud

Amazonas declara surto de febre oropouche

Estado registrou 1.670 casos desde o início do ano. A doença é transmitida pelo mosquito Culicoides paraenses, mais conhecido como maruim. Os sintomas são o mesmo da dengue: febre, dor de cabeça, dor nas articulações, vômito, diarreia. Ainda não há mortes relacionadas à doença

Baixar arquivo