Mato Grosso lidera registros de queimadas no país em 2024

Focos de incêndio já são quase o dobro do mesmo período do ano passado

Publicado en 14/02/2024 - 15:26 Por Gabriel Corrêa - repórter da Rádio Nacional - São Luís

Mato Grosso é o estado que lidera o número de queimadas no país desde o início de 2024. Apesar das chuvas, os focos de incêndio registrados já são quase o dobro do mesmo período do ano passado.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que em Mato Grosso, de janeiro até esta semana, foram contabilizados 1.068 focos de incêndio.

Outros três estados com maior número de queimadas neste ano são: Roraima (994), Pará (757) e Maranhão (515). Ao todo, o Brasil acumula uma quantidade de focos 64% maior que no mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Inpe.

Cáceres, cidade do Mato Grosso na fronteira com a Bolívia, por exemplo, é o 4º município do país com maior quantidade de focos neste ano. Foram 125 casos registrados.

Mas essa situação de queimadas contrasta com as fortes chuvas recentes que provocaram alagamentos em diversos bairros da cidade, no último dia 10. A prefeitura decretou Situação de Emergência por causa dos estragos que afetam diretamente cerca de 7 mil famílias.

Segundo relatório técnico da Defesa Civil de Cáceres, o volume acumulado de chuva ultrapassou os 200 milímetros. O documento também aponta impacto nas redes de comunicação, fornecimento de energia e danos materiais em ao menos 100 residências.

De acordo com a prefeitura, as ações se concentram hoje na arrecadação e distribuição de alimentos, colchões, água potável e produtos de higiene.

O Governo de Mato Grosso disponibilizou a estrutura de uma Escola Técnica para o município transformar o espaço em um centro de recebimento de doações e abrigo.

Edición: Nádia Faggiani/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Eleições 2020

Barco com corpos à deriva é encontrado no litoral do Pará

O inquérito está sob a responsabilidade da Polícia Federal no Pará que enviou equipes para a região.  

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Ministério da Saúde inicia Mês de Vacinação dos Povos Indígenas

O Ministério da Saúde inicia neste sábado, 13, o mês de vacinação dos povos indígenas. A proposta é intensificar a imunização em territórios indígenas, ampliando a cobertura vacinal, sobretudo em áreas de difícil acesso.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Ministério dos Esportes condena atos de racismo a alunos do DF

O Ministério dos Esportes condenou, neste sábado, os ataques racistas sofridos por estudantes no Distrito Federal. Alunos foram chamados de “macaco”, “filho de empregada” e “pobrinho” durante uma partida de futebol de salão entre colégios de Brasília. O caso aconteceu em três de abril e veio à tona, nesta semana.

Baixar arquivo
Internacional

Lula visitará Colômbia para fortalecer laços comerciais

A Colômbia é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Governo garante amparo a gestantes em cargos públicos provisórios

Mulheres que trabalham na administração pública em cargo em comissão ou são contratadas por tempo determinado têm garantido o direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória.

Baixar arquivo
General

Inmet alerta para risco de chuvas intensas pelo Brasil

A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia,

Baixar arquivo