Lula participa da abertura da 4ª Conferência Nacional da Cultura

Publicado en 04/03/2024 - 23:27 Por Pedro Lacerda - Repórter da Radioagência Nacional - Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu oficialmente, nesta segunda-feira, a 4ª Conferência Nacional de Cultura, evento que ocorre entre os dias 4 e 8 de março, em Brasília. A iniciativa reúne as principais representações públicas culturais do país para discutir o Plano Nacional de Cultura dos próximos 10 anos. 

Em discurso, Lula pediu à ministra Margareth Menezes que ela faça uma revolução levando a cultura para próximo do povo, principalmente dos mais humildes.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou que a Conferência é o local ideal para discutir a Política Nacional de Cultura e que ela foi instalada no mês da mulher para homenagear a presença feminina no setor cultural.

Quase onze anos depois da última edição, o evento reuniu 3 mil participantes, entre delegados, que têm direito a voz e voto das propostas apresentadas; e convidados, que podem se manifestar, mas não podem votar. O público em geral pode acompanhar todos os debates. 

Ao todo foram recebidas 140 propostas de estados e do Distrito Federal, a partir das conferências regionais.

Após os debates, as propostas acolhidas pelos delegados participantes vão servir de base para o novo Plano Nacional de Cultura. A conferência ainda realiza rodas de conversas sobre cultura, feira de artesanato e shows gratuitos.

Edición: Beatriz Arcoverde / Pedro Lacerda

Últimas notícias
General

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economía

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
General

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Deportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economía

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo