CNU: 215 mil colaboradores vão atuar na aplicação das provas

Publicado en 14/08/2024 - 18:25 Por Sara Barreto* - estagiária da Rádio Nacional - Brasília

No próximo domingo, cerca de 215 mil colaboradores estarão envolvidos na segurança e logística para a aplicação do Concurso Público Nacional Unificado, também conhecido como Enem dos Concursos.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos montou uma rede de segurança formada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Agência Brasileira de Inteligência e Força Nacional, além de secretarias de segurança pública estaduais. 

Os colaboradores são aplicadores, fiscais de prova e gestores, que passaram por treinamento e qualificação profissional.

Nesta quarta-feira (14), em apoio ao Ministério da Gestão, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública em Roraima, Rio Grande do Sul e Mato Grosso durante as aplicação das provas.

Assim como o Enem, o CNPU conta com a experiência logística do INEP e do MEC. Em todo o país, serão mais de quatro mil coordenações de aplicação de provas. Cada uma das coordenações ficará responsável por mais de 500 participantes do concurso. 

Os Correios serão os responsáveis pela operação logística da entrega dos malotes com os cadernos das provas.

As provas serão aplicadas no próximo domingo, dia 18 de agosto, em 3.647 locais espalhados em 288 cidades de todo o país.

* Com informações da Agência Brasil e supervisão de Roberto Piza

Edición: Roberto Piza / Fran de Paula

Últimas notícias
Meio Ambiente

Chuva em SP contribui para extinção de 8 dos 11 focos de incêndio

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros permanecem trabalhando na contenção das chamas em três municípios: Bananal, no Vale do Paraíba; Mococa, na região de Campinas; e Itirapuã, região de Franca.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inpe registra mais de 2 mil focos de incêndios ativos no país

Pará lidera com 1.012 áreas de queimadas; seguido do Mato Grosso, com 420; e o Tocantins, com 279 focos. O Distrito Federal tem o registro de 20 locais com incêndio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Ministérios Públicos e órgãos ambientais vão combater queimadas

A operação usa o trabalho de inteligência e tecnologia para tentar coibir e punir o desmatamento ilegal. 

Baixar arquivo
Economía

FGV: Monitor do Produto Interno Bruto aponta retração de 0,1% em julho

Em termos financeiros, estima-se que o PIB de 2024 acumulado até julho, em valores correntes, tenha sido de R$ 6,587 trilhões.

Baixar arquivo
General

Campanha busca conscientizar a paz no trânsito

Órgãos de trânsito vão promover ações educativas e de reforço da fiscalização. Serão realizadas palestras e seminários com o objetivo de reforçar o tema da campanha: “A paz no trânsito começa com você”.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Distrito Federal pode ter o 2º ano mais seco da história

Neste ano, já são 146 dias sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, em 1963, Brasília enfrentou uma estiagem que durou com 163 dias.

Baixar arquivo