logo Agência Brasil
Salud

Mulheres que já contraíram HPV podem se beneficiar com a vacina

Baixar
José Carlos Andrade*
20/09/2024 - 11:08
Brasília
Brasília - Alunas do Centro de Ensino Fundamental 25, em Ceilândia, são vacinadas contra o papiloma vírus humano - HPV (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Estudos recentes revelam que mulheres adultas que já contraíram HPV podem ser beneficiadas pela vacina, uma vez que o imunizante seria capaz de reduzir as chances de recidiva, que é o retorno de um câncer, em pessoas que já trataram lesões pelo vírus.

De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Mônica Levi, mulheres sexualmente ativas já infectadas pelo HPV permanecem sob risco de novas infecções ao longo da vida.

Atualmente, o imunizante está disponível no Sistema Único de Saúde para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. No caso de adultos, grupos específicos também podem ser imunizados na rede pública, como pessoas que vivem com HIV, transplantados e pacientes oncológicos.

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível. Esse vírus está associado ao desenvolvimento da quase totalidade dos cânceres de colo de útero, bem como a diversos outros tumores em homens e mulheres.

A transmissão do vírus se dá pelo toque direto com a pele ou com a mucosa infectada, incluindo contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital.

*Com informações da Agência Brasil