logo Agência Brasil
Economía

Vagas no ramo do turismo alcançam segunda melhor marca do ano

Baixar
Nádia Faggiani* - Editora da Rádio Nacional
01/11/2024 - 13:46
Brasília
Brasília (DF) 05/03/2024 - Vista da praia de Ponta Negra (RN).
Justiça autoriza caiçaras a transitarem por condomínio fechado em Paraty
Foto: Prefeitura de Natal Joana Lima/Secom
© Prefeitura de Natal Joana Lima/Secom

O turismo segue contribuindo com a geração de empregos no mercado de trabalho formal brasileiro. Em setembro, foram criadas 21.398 oportunidades em atividades econômicas ligadas ao turismo, alcançando a segunda melhor marca do ano, ficando apenas atrás do mês de fevereiro, que é muito demandado pelo Carnaval. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego.

No acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o maior crescimento na geração de empregos ocorreu no setor de serviços, no qual o turismo está incluído, com saldo de 1 milhão de novos postos de trabalho. O turismo foi responsável por 14,58% desse total, com 152.645.

A contribuição do turismo na geração de empregos formais ficou acima de macrogrupos como o da construção, que em setembro gerou 7.024 vagas, e da agropecuária, que apresentou déficit. O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância do setor, que cada vez mais impacta positivamente o desenvolvimento econômico.

Segmentos como alojamento e alimentação foram os grandes destaques, criando 12.633 empregos formais. Atividades ligadas a arte e cultura vêm logo em seguida, com 3 mil vagas, e o transporte rodoviário de passageiros com mais de 2 mil novas contratações com carteira assinada.

*Com informações da Agência GOV e locução de José Carlos Andrade.