O registro de crimes raciais aumentou em quase 10 vezes, nos últimos quatro anos, em São Paulo. O dado, divulgado nessa segunda-feira pela Ouvidoria das polícias paulistas, aponta um crescimento de 970% de boletins de ocorrência desse tipo de crime, entre 2020 e 2023. Cerca de 80% dos registros foram na capital e na região metropolitana.
De 2022 a 2023, o crescimento foi de quase 220%, ou seja, mais que duplicou. E somente em 2023, ano em que o presidente Lula sancionou a Lei que equipara a injúria racial ao crime de racismo, o número de registros saltou para mais de 4.700 no estado de São Paulo.
Para o ouvidor das polícias de SP, Cláudio Aparecido da Silva, o amparo da Lei ajuda a sociedade a enfrentar o racismo, mas o alto número de denúncias mostra o tamanho do desafio que é enfrentar essa questão no Brasil.
O ouvidor das polícias de SP acrescentou que o aumento de casos notificados não significa que foram cometidos mais crimes e sim que houve mais qualificação do registro para esse tipo de crime.