logo Agência Brasil
General

Belém celebra Círio de Nazaré, uma das maiores procissões do mundo

Festa religiosa reuniu mais de dois milhões de fieis em 2024
Baixar
Gabriel Corrêa – Repórter da Rádio Nacional
12/10/2025 - 11:16
Brasília
13.10.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa da procissão do Círio de Nazaré. Belém - PA. Foto: Ricardo Stuckert / PR
© Ricardo Stuckert

Belém, capital do Pará, celebra, neste domingo (12), a maior festa religiosa da região e uma das maiores procissões do mundo: o Círio de Nazaré. Antes do cortejo, o arcebispo emérito da arquidiocese, Dom Alberto Taveira Corrêa, celebrou uma missa em frente à Catedral de Belém. Depois, o Círio segue com destino à Basílica Santuário, erguida no mesmo local onde a imagem da santa foi encontrada, no ano de 1700.

Desde a primeira procissão, em 1793, diversos elementos foram incorporados à romaria, como a corda de 400 metros carregada pelos fiéis e os 14 Carros de Promessas. 

O percurso, de mais de 3,5 km, atravessa o centro histórico e passa pelos principais monumentos da cidade, como o Ver-o-Peso, a Estação das Docas e a Praça da República.

Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Desde 2014, a Unesco reconheceu o Círio como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Neste ano, a TV Brasil Internacional e o Canal Gov transmitem o Círio de Nazaré, ao vivo, a partir das 10h. Basta acessar canalgov.ebc.com.br. São aproximadamente seis horas de procissão. A celebração também pode ser acompanhada no canal do Ministério do Turismo no YouTube.

No ano passado, o Círio reuniu cerca de dois milhões de pessoas e trouxe um impacto econômico superior a R$ 190 milhões.

Com a realização da COP30 no próximo mês, a expectativa neste ano é fazer uma celebração ainda maior.