Ranking mundial do Tênis de Mesa tem cinco brasileiros no Top 100

Melhora no posicionamento retrata evolução da modalidade no país

Publicado em 03/10/2019 - 19:29 Por Cláudia Soares Rodrigues - Jornalista da TV Brasil - Rio de Janeiro

O Tênis de Mesa brasileiro ganhou uma motivação a mais hoje com a divulgação da listagem do novo ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).  Pela primeira vez na história, cinco mesatenistas brasileiros aparecem entre os 100 melhores do mundo. Até hoje, apenas cinco países detinham o monopólio de ter cinco ou mais atletas entre os 100 melhores do planeta: China, Japão, Coreia do Sul, Alemanha, e Suécia. No ranking por equipes, o Brasil ocupa a sexta posição.

A novidade da lista divulgada nesta quinta-feira (3) pela ITFF foi a performance do paulista Vitor Ishiy, campeão este ano no Pan-Americano de Lima, no Peru: o atleta subiu mais de 50 posições e ocupa agora o 68º lugar. Com a subida no ranking mundial, Ishiy, de 23 anos, acirra ainda mais a briga por uma das quatro vagas destinadas ao Brasil no Pré-Olímpico Latino-Americano, entre 25 e 27 de outubro, em Lima, no Peru.

Entre os dez primeiros do ranking, a colocação não sofreu alterações: Hugo Calderano segue em 6º lugar com 12.790 pontos, a 675 pontos de distância do japonês Tomokazu Harimoto (5º colocado). Gustavo Tsuboi também permanece na 28ª posição; Eric Jouti ocupa o 80º lugar e Thiago Monteiro a 89ª posição.

Entre as mesatenistas brasileiras, Bruna Takahashi manteve a 53ª posição que já apresentava em setembro.

Edição: Verônica Dalcanal

Últimas notícias