IGF e COI ampliam prazo de classificação do golfe para Jogos de Tóquio

Presidente da CBGolfe acredita que chances dos brasileiros aumentaram

Publicado em 29/04/2020 - 21:48 Por Maurício Costa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Federação Internacional de Golfe (IGF) ampliaram o período de classificação de atletas para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Com o adiamento das Olimpíadas por um ano devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), o ranking olímpico fica aberto até o dia 21 de junho de 2021 para os homens e até o dia 28 de junho de 2021 para as mulheres.

A notícia é boa para os brasileiros. O presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe), Euclides Gusi, revela as chances de o Brasil ter jogadores no Japão: “É ruim para o movimento olímpico, mas foi bom para a CBGolfe. Estávamos com o Adilson Silva muito próximo da bolha e o Alexandre Rocha entrando em uma fase espetacular. Estamos também com o Rodrigo Lee no Korn Ferry Tour, e estes são os atletas que temos possibilidade de classificar. No feminino, temos a Luiza Altmann, que entra agora no início do ano no Tour europeu e tem chances de marcar muitos pontos e conseguir uma classificação. Hoje, nós não teríamos chance nenhuma no feminino, até pela proximidade do encerramento do prazo, mas agora ganhamos um fôlego novo. No masculino já estávamos otimistas e agora estamos mais ainda, e no feminino temos a esperança de ter uma atleta”.

O ranking olímpico é baseado no Ranking Mundial de Golfe Oficial (OWGR) e no Ranking Mundial de Golfe Feminino (WWGR). O período classificatório para os Jogos de Tóquio começou no dia 1º de julho de 2018 e terminaria em junho de 2020. Entretanto, desde o dia 20 de março os Conselhos Diretivos do OWGR e do WWGR determinaram a suspensão dos rankings devido à pandemia da covid-19. Com a nova data das Olimpíadas, a Federação Internacional de Golfe decidiu pela revisão dos critérios de classificação e a prorrogação do prazo.

Ouça na Rádio Nacional

Com a alteração, os torneios disputados a partir do retorno das competições serão mais importantes e terão mais peso para quem sonha com uma vaga em Tóquio. O presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Euclides Gusi, explica as principais mudanças: “O COI e a IGF vão considerar as 13 últimas semanas para poder fazer essa classificação. Os atletas já têm pontos, mas as 13 últimas semanas são extremamente importantes. Classificam-se dois atletas por país, com exceção dos 15 primeiros do ranking. Se tivermos quatro norte-americanos entre os 15 melhores do ranking, eles classificam os 4. Dali pra baixo são os dois melhores por país, nós poderemos ter país com um só jogador por exemplo”.

Serão 60 vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, tanto no masculino quanto no feminino. Os 15 melhores colocados ao fim do período de classificação garantem vaga na competição, com um limite de quatro jogadores por país. O restante das vagas será preenchido de acordo com os rankings mundiais, com o máximo de dois atletas por país, desde que este país ainda não possua dois ou mais jogadores entre os 15 primeiros colocados.

Edição: Fábio Lisboa

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Live da Semana - Presidente Jair Bolsonaro - 06/08/2020
Política

Pazuello diz que estados estão mais preparados para enfrentar pandemia

Ministro interino da Saúde participou de live ao lado do presidente. Mudança de protocolo do ministério foi um dos fatores que deixou estados mais preparados.

A cúpula  maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.
Política

Senado aprova redução de prazos para revalidação de diplomas

O PL prevê a revalidação em prazo entre 30 e 60 dias no caso de instituições estrangeiras reconhecidas pelo Ministério da Educação e contam com um processo simplificado. 

Escola fechada por cinco dias após relatos de coronavírus.
Justiça

Justiça suspende retorno das aulas presenciais na rede privada do DF

A retomada foi autorizada na terça-feira pela primeira instância após outra decisão que a proibiu. Algumas escolas chegaram a retomar as atividades nesta quinta-feira.

Saúde

Ministério da Saúde monitora síndrome em crianças associada à covid-19

Síndrome inflamatória multissistêmica ocorre em crianças de 7 meses a 16 anos. Até agora, foram notificados 71 casos no Brasil e registradas três mortes.

Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso)
Geral

Bombeiros combatem fogo na Serra dos Órgãos pelo terceiro dia seguido

Criado em 1939, o Parnaso é o terceiro parque mais antigo do país e costuma ser procurado para prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel.

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, apresenta a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVe).
Justiça

Preso pela PF, Baldy pede licença de cargo de secretário

Em nota, governo estadual destaca competência e postura idônea de Alexandre Baldy e informa que o secretário executivo Paulo Galli comandará temporariamente a pasta.