Porto monitora meio-campista brasileiro Evander, da base do Vasco

Venda ajudaria o clube carioca pelo mecanismo de solidariedade da Fifa

Publicado em 28/05/2020 - 12:38 Por Maurício Costa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Com a possibilidade de retomada do futebol nos grandes centros da Europa, as especulações para contratação de jogadores aumentam consideravelmente. Os clubes brasileiros estão de olho, afinal, muitos apostam no mecanismo de solidariedade da Fifa como um auxílio para pagar as contas. A entidade estabelece um percentual do valor negociado ao clube formador do atleta: quanto mais tempo o jogador ficou no clube, mais dinheiro a agremiação ganha a cada transacao.
 
Quem pode ficar de olho aberto é o Vasco. De acordo com o jornal português A Bola, o FC Porto acompanha de perto a evolução de Evander. Destaque na base cruzmaltina, o meio-campista oscilou no time profissional. Marcou gols importantes - como o feito contra o Santos, em partida pelo Campeonato Brasileiro de 2017 -,e também chegou a ser o jogador mais jovem do Vasco a fazer um gol na Copa Libertadores, em 2018. No entanto, foi vaiado algumas vezes pela torcida por atuações apagadas.

Com apenas 20 anos, Evander saiu muito cedo para jogar no Midtjylland, da Dinamarca. Depois de seis meses de empréstimo, o time europeu assinou contrato de cinco anos com o brasileiro. Ele é o camisa 10 da equipe dinamarquesa, titular absoluto com grandes partidas na temporada. O crescimento do ex-vascaíno chamou a atenção dos portugueses. Contudo, segundo o diário A Bola, o Midtjylland aceitaria negociar o jogador por oito milhões de euros, o que estaria fora da realidade do Porto em tempos de pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Ouça na Rádio Nacional

O Vasco negociou todos os seus direitos econômicos relativos ao jogador com o próprio Midtjylland, portanto, em uma possível negociação com o Porto, o clube carioca teria direito a receber apenas o valor do mecanismo de solidariedade da FIFA.

Além de Evander, o Vasco também pode se beneficiar da venda de Philippe Coutinho. Arsenal e Newcastle estariam interessados no meia da seleção brasileira. Segundo o jornal espanhol As, o Barcelona está disposto a negociar o jogador com a Inter de Milão para ter o argentino Lautaro Martínez. Qualquer venda de Coutinho para fora da Espanha renderia dinheiro ao Cruzmaltino.

Com dificuldades de pagar os salários dos jogadores e funcionários, o Vasco apostava desde 2019 na venda de atletas para o exterior. Marrony, Andrey e Talles Magno são os principais alvos dos clubes europeus, mas até agora nenhuma negociação deu certo. 

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Últimas notícias