Covid-19: Federação cancela quatro etapas do Mundial de vôlei de praia

Jogos serão retomados a partir de 30 de julho, na Eslovênia

Publicado em 08/06/2020 - 13:58 Por Rafael Monteiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB, sigla em inglês) cancelou hoje (8) quatro torneios do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). De acordo com nota oficial, deixarão de ocorrer as competições - três estrelas - em Bandar Abbas (Irã) Gold Coast, (Austrália) e Jurmala (Letônia), e também o torneio em Ostrava (República Tcheca), único quatro estrelas. Marcadas inicialmente para março e maio deste ano, as quatro competições já haviam sido adiadas anteriormente. 

O calendário da FIVB não prevê disputas para este mês. Em julho está programada a retomada dos jogos em Ljubljana (Eslovênia), com início no dia 30 e término em 2 de agosto. Uma nova atualização do cronograma deverá ser divulgada em agosto, com base em informações das autoridades de saúde.

As inscrições para a temporada 2020/2021 vão começar no final deste mês, porém as datas dos torneios ainda não foram confirmadas. Por enquanto, não há previsão para a realização de eventos - 3, 4 ou 5 estrelas - antes da segunda quinzena de outubro de 2020.

Classificação para a Olimpíada

Ao todo, serão 24 duplas por gênero que disputarão as medalha de ouro nos Jogos de Tóquio. Os 15 primeiros colocados do ranking olímpico - elaborado com base nos eventos do Circuito Mundial - se classificam para os Jogos de Tóquio (Japão), adiados para o ano que vem.

O Brasil já conquistou o número máximo possível de duplas classificadas por um país. Já estão assegurados para representar o país em Tóquio as duplas Ana Patrícia/Rebecca, Ágatha/Duda,  Alison/Álvaro Filho e Evandro/Bruno Schmidt.

O restante das vagas será destinada ao país-sede, ao campeão do Campeonato Mundial, os campeões das Copas Continentais, sendo cinco vagas, que são distribuídas para cada confederação continental. Por fim, os campeões da Olimpíada de vôlei de praia da FIVB, que é torneio de qualificação, terão acesso a duas vagas. 

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Live da Semana - Presidente Jair Bolsonaro - 06/08/2020
Política

Pazuello diz que estados estão mais preparados para enfrentar pandemia

Ministro interino da Saúde participou de live ao lado do presidente. Mudança de protocolo do ministério foi um dos fatores que deixou estados mais preparados.

A cúpula  maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.
Política

Senado aprova redução de prazos para revalidação de diplomas

O PL prevê a revalidação em prazo entre 30 e 60 dias no caso de instituições estrangeiras reconhecidas pelo Ministério da Educação e contam com um processo simplificado. 

Escola fechada por cinco dias após relatos de coronavírus.
Justiça

Justiça suspende retorno das aulas presenciais na rede privada do DF

A retomada foi autorizada na terça-feira pela primeira instância após outra decisão que a proibiu. Algumas escolas chegaram a retomar as atividades nesta quinta-feira.

Saúde

Ministério da Saúde monitora síndrome em crianças associada à covid-19

Síndrome inflamatória multissistêmica ocorre em crianças de 7 meses a 16 anos. Até agora, foram notificados 71 casos no Brasil e registradas três mortes.

Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso)
Geral

Bombeiros combatem fogo na Serra dos Órgãos pelo terceiro dia seguido

Criado em 1939, o Parnaso é o terceiro parque mais antigo do país e costuma ser procurado para prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel.

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, apresenta a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVe).
Justiça

Preso pela PF, Baldy pede licença de cargo de secretário

Em nota, governo estadual destaca competência e postura idônea de Alexandre Baldy e informa que o secretário executivo Paulo Galli comandará temporariamente a pasta.