Bach: COI continua comprometido com realização dos Jogos em 2021

Presidente do Comitê Olímpico Internacional mostra confiança

Publicado em 15/07/2020 - 15:16 Por Brian Homewood - Berna (Suíça)

O Comitê Olímpico Internacional (COI) continua totalmente comprometido com a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, e está considerando vários cenários para que eles ocorram com segurança, disse nesta quarta (15) o presidente da entidade, Thomas Bach.

Em março, o Japão e o COI adiaram os Jogos de Tóquio até 2021 por causa da pandemia global de covid-19. Desde então, os organizadores falaram em tentar simplificar o evento, que deveria começar em 24 de julho, para reduzir custos e garantir a segurança dos atletas.

Bach disse que a comissão de coordenação do COI relatou “muito bom trabalho em andamento” e que mais detalhes seriam dados a uma sessão completa do COI, que será realizada por videoconferência na próxima sexta.

“Continuamos totalmente comprometidos em celebrar Tóquio 2020 em julho e agosto do próximo ano”, disse Bach a repórteres em uma teleconferência.

“Todo o COI está seguindo o princípio que estabelecemos antes do adiamento [em março] de que a primeira prioridade é a segurança de todos os participantes”, declarou o dirigente.

“Continuamos a ser guiados pelos conselhos da Organização Mundial da Saúde [OMS] e, com base nesses conselhos, estamos preparando vários cenários […]. Não sabemos a situação da saúde daqui a um ano”, disse.

Bach afirmou que realizar um evento sem a presença de espectadores era claramente algo que o COI não queria: “Estamos trabalhando para uma solução que, por um lado, proteja a saúde de todos os participantes e, por outro lado, também reflita o espírito olímpico”, acrescentou.

O dirigente também afirmou que o COI decidiu adiar os Jogos Olímpicos da Juventude, inicialmente programados para acontecerem em 2022 em Dacar, para 2026. A decisão foi tomada junto ao país-sede, Senegal: “Isso permite que o COI e os comitês olímpicos nacionais planejem melhor as atividades que foram fortemente afetadas pelo adiamento dos Jogos Olímpicos de 2020 e o subsequente adiamento de outros grandes eventos esportivos”, concluiu.

Esta decisão terá que ser ratificada pela sessão completa do COI na próxima sexta.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Hospital de Campanha de São Gonçalo é inaugurado
Justiça

Rio: Justiça intima Witzel a manter aberto hospital de campanha

Justiça intimou o governador e o secretário de saúde a cumprir, em 48 horas, ordem judicial de manter em operação o  Hospital de Campanha de São Gonçalo.

Saúde

Trevo de Xapetuba inaugura novo trecho de rodovias interestaduais

O trecho fica na divisa entre os municípios mineiros de Uberlândia e Monte Alegre de Minas. Mais de R$ 190 milhões serão investidos no entrocamento entre as BRs 365 e 452.

Brasília - O Conselho Superior do Ministério Público Federal autorizou hoje a prorrogação dos trabalhos da Operação Lava Jato, no Rio de Janeiro (José Cruz/Agência Brasil)
Justiça

PGR recorre de decisão que impediu acesso a dados da Lava Jato

No agravo, o vice-procurador geral, Humberto Jacques de Medeiros, pede que o ministro do STF Edson Fachin reveja sua decisão ou leve o caso para julgamento na Corte.

 

Fachada da Caixa Econômica Federal
Política

Bolsonaro publica MP que trata de reorganização societária da Caixa

MP é o primeiro passo para o desinvestimento e alienação de ativos da Caixa e tem objetivo de diminuir a atuação do banco em setores considerados não estratégicos.

Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV), realizado pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em Vírus
Saúde

Covid-19: Fiocruz recebe R$ 100 milhões para produção de vacina

A doação feita por um grupo de empresas privadas será usada no aprimoramento das instalações da Fiocruz que vai fabricar a vacina contra a covid-19.

Sala de aula
Economia

Prefeitos querem flexibilizar pagamento mínimo da educação em 2020

Proposta foi apresentada ao ministro da Economia, Paulo Guedes, pela  Frente Nacional de Prefeitos. Objetivo é empenhar valores para os próximos anos.