Paysandu pede anulação de partida contra Manaus após gol polêmico

Jogo foi o primeiro entre os times pelas quartas da Copa Verde 2020

Publicado em 09/02/2021 - 14:50 Por Lincoln Chaves - Repórter da Rádio Nacional e da TV Brasil – São Paulo - São Paulo

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anunciou que o Paysandu entrou com ação para anular a partida de ida do confronto com o Manaus, realizada na última quarta-feira (3), no estádio Bezerrão, no Gama (DF), pelas quartas de final da Copa Verde de 2020. O duelo terminou empatado em 1 a 1. Segundo o STJD, o pedido paraense, recebido na última sexta-feira (5), alega que a arbitragem "cometeu um erro de direito ao marcar um gol inexistente" do time do Amazonas. À Agência Brasil, a assessoria de imprensa do clube manauara informou que a instituição "vai se pronunciar em momento oportuno".

A polêmica ocorreu aos 26 minutos do segundo tempo, quando o Papão vencia por 1 a 0. O atacante Jackie Chan, do Manaus, recebeu a bola na esquerda e finalizou de fora da área. A bola bateu no travessão e quicou fora do gol. O auxiliar Paulo Cesar Ferreira de Almeida, porém, entendeu que a bola havia entrado e o árbitro Eduardo Tomaz de Aquino Valadão validou o lance. No jogo de volta, disputado no último domingo (7), o Gavião venceu por 2 a 1 no estádio Mangueirão, em Belém, e se classificou à semifinal para enfrentar o Remo.

Papão alega erro da arbitragem para pedir anulação da partida de ida das quartas de final da Copa Verde.
Papão alega erro da arbitragem para pedir anulação da partida de ida das quartas de final da Copa Verde. - Fernando Torres / Manaus FC

"Ao ver do impugnante, configurada a ocorrência de um erro de direito, pois, estando o árbitro DE FRENTE para o lance, há que se questionar se é razoável que o mesmo tenha visto a bola ultrapassar por completo a linha do gol, apesar de nenhum dos outros personagens presentes em campo ter feito a mesma, ERRÔNEA, interpretação. O erro de direito no futebol se dá quando um juiz mostra total desconhecimento das regras ou as aplica de maneira equivocada, e é justamente o caso de um árbitro que não sabe que a bola precisa transpor completamente a linha de meta para que o gol seja marcado", destaca o pedido do Paysandu, segundo o STJD.

Com transmissão da TV Brasil, a Copa Verde reúne equipes das regiões Norte e Centro-Oeste e do Espírito Santo. O campeão ganha vaga direta à terceira fase da Copa do Brasil de 2021, o que já garante uma premiação de R$ 1,5 milhão. As datas e os horários dos confrontos das semifinais ainda serão divulgados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Confira a tabela da Copa Verde.

Edição: Carol Jardim

Últimas notícias