Natação: após 2 classificados a Tóquio, seletiva prossegue nesta terça

Finais nesta terça-feira serão às 18h30, no Parque Maria Lenk, no RJ

Publicado em 20/04/2021 - 16:54 Por Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Brasil aumentou para 209 o total de atletas que representarão o país nos Jogos de Tóquio (Japão), com a classificação dos nadadores Guilherme Costa (400 metros livre), estreante em Olimpíadas, e Felipe LIma (100m/peito), que disputará a competição pela segunda vez na carreira. Os dois se garantiram nos Jogos ontem (19), primeiro dia seletiva nacional, e se juntam a Bruno Fratus, que carimbou a vaga olímpica nos 50m livre ao vencer a etapa de Mission Viejo, na Califórnia (Estados Unidos) no último dia 10. 

A competição, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de  Janeiro, prossegue nesta terça-feira (20), com finais às 18h30, transmitidas ao vivo no Canal Olímpico e na TV CBDA (Comissão Brasileira de Desportos Aquáticos. As provas de hoje serão nas categorias 100m costas (feminino), 200m livre (masculino), 100m peito (feminino), 100m costas (masculino) e 400m livre (feminino). A seletiva termina no próximo sábado (24). Em razão de protocolos sanitários, por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a CBDA reduziu a menos de 100 o total de atletas na seletiva. 

Pelos critérios de classificação, os campeões e os vices das provas individuais asseguram vaga olímpica, desde que atinjam nas finais - a que reúne os oito melhores - o índice mais alto estabelecido pela Federação Internacional de Natação (Fina). Nos 50m livre masculino, por exemplo, o tempo do vencedor e do segundo colocado não pode superar 22seg01 Já nos 50m feminino, o limite é 24seg77.

A seletiva definirá os atletas que estarão nos revezamentos 4 x 100m livre, 4 x 100m medley e 4 x 200m livre, cujas vagas foram asseguradas no  Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju (Coreia do Sul), em 2019.   A equipe dos revezamentos de nado livre será formada pelos quatro primeiros colocados das respectivas disputas individuais. Se o atleta que terminar em quinto na seletiva também fizer tempo menor ou igual ao índice A da Fina, ele pode ser convocado como reserva.

FINA divulga índices olímpicos para Tóquio 2020
Índices olímpicos da natação - Reprodução/Fina

O quarteto do medley, por sua vez, terá os campeões das provas de 100m em cada estilo (livre, costas, peito e borboleta) na seletiva. De acordo com a CBDA, se a comissão técnica entender que o vice de um determinado estilo (e que também seja convocado para a prova individual) estiver em momento melhor, ele pode ser escolhido para o revezamento.

No caso dos revezamentos femininos (4 x 100m livre, 4 x 200m livre e 4 x 100m medley) e misto (4 x 100m medley), que ainda não têm vaga garantida em Tóquio, os atletas passarão por uma tomada de tempo durante a seletiva. A marca atingida pelos quartetos deve figurar entre as quatro melhores do respectivo revezamento no ranking mundial da Fina - considerando os países sem lugar garantido nos Jogos - até 31 de maio, quando termina o período de repescagem.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Últimas notícias