Ataques a Vini Jr. são problema para o futebol espanhol, diz Ancelotti

Atacante brasileiro vem sendo alvo constante de ofensas racistas

Publicado em 07/02/2023 - 13:06 Por Fernando Kallas* - Rabat

O técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, disse nesta terça-feira (7) que os ataques dirigidos ao atacante brasileiro Vinícius Jr. são um problema para todo o futebol espanhol, e não para o jogador de 22 anos.

Vinícius recebeu insultos racistas de torcedores em Mallorca no domingo, durante uma partida tensa em que o brasileiro sofreu 10 faltas, a maior marca para qualquer jogador do Campeonato Espanhol nesta temporada.

Vinícius foi submetido a abuso racial por torcedores em pelo menos três outras ocasiões e é o jogador que mais sofreu faltas nas sete principais ligas da Europa por uma grande margem.

"Parece que o problema é Vinícius, e não é assim. É um problema do futebol espanhol e deve ser resolvido", disse Ancelotti em entrevista coletiva em Rabat nesta terça-feira (7), véspera da semifinal do Mundial de Clubes, em que o Real Madrid enfrenta o Al Ahly, do Egito. "A pergunta que faço é esta: (o problema) é Vinícius ou seus companheiros de equipe? Do que seus companheiros de equipe têm que defender Vinícius? Vinícius é vítima de algo que eu não entendo."

Torcedores em Mallorca puderam ser ouvidos insultando racialmente o jogador em um vídeo publicado pela empresa de streaming Dazn nas redes sociais no domingo (5).

A polícia espanhola também está investigando um possível crime de ódio contra o brasileiro depois que um manequim vestindo sua camisa 20 foi pendurado em uma ponte em frente ao centro de treinamento do Real Madrid antes do clássico de Madri há duas semanas.

Em setembro, promotores de Madri decidiram não apresentar queixa por cânticos racistas dirigidos a Vinícius depois de afirmarem que "duraram alguns segundos" e não constituíram crime.

Em dezembro, o jogador acusou a LaLiga de continuar a não fazer nada contra torcedores racistas nas partidas, depois que vídeos nas redes sociais mostraram alguns xingamentos e arremessos de objetos contra ele durante uma partida no dia anterior em Valladolid.

* É proibida a reprodução deste conteúdo.

Últimas notícias