Famílias removidas do entorno do Itaquerão terão casas até maio, diz prefeitura

Publicado em 20/01/2014 - 17:42 Por Camila Maciel, Repórter da Agência Brasil - São Paulo

São Paulo – As obras do entorno do estádio do Corinthians, que sediará a abertura da Copa do Mundo, resultaram em oito remoções e 26 desapropriações de moradias do bairro de Itaquera, na zona leste. O balanço foi apresentado hoje (20) pela vice-prefeita, Nádia Campeão, que coordena a SPCopa – comitê especial do município para os jogos mundiais.

As famílias removidas, segundo a coordenadora da SPCopa, serão realocadas em conjuntos habitacionais construídos na região, com previsão de entrega para os meses de abril e maio. Enquanto isso, recebem auxílio para custeio do aluguel.

“É um número bastante reduzido para o conjunto de coisas que estamos fazendo aqui. Vai ampliar muito a mobilidade da região”, avaliou, após participar de uma visita ao estádio com integrantes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e do Comitê Organizador Local (COL).

Ela informou que não foi a obra do estádio que exigiu a retirada de moradias. “Esses números dizem respeito a todas as obras viárias que vão beneficiar a região como um todo”, destacou. A vice-prefeita disse também que as desapropriações ocorreram judicialmente e já foram cumpridas.

A vice-prefeita reconheceu que, caso as desapropriações tivessem ocorrido com mais antecedência, haveria mais tempo para a conclusão das obras, mas ela considera que cumprir o rito legal foi importante para resguardar o direito das famílias. “Se tivessem ocorrido há 30, 60 dias, a gente tinha mais folga, mas nós seguimos o rito correto para fazer com que a população não tenha nenhum tipo de problema. É o tipo de prazo que vale a pena aguardar com paciência”, declarou.

Edição: Davi Oliveira

Últimas notícias