Apagão afeta abastecimento de energia na Grande São Paulo

Publicado em 04/02/2014 - 16:54 Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Uma falha no Sistema Interligado Nacional causou problemas no abastecimento de energia na Grande São Paulo a partir das 14h03 de hoje (4). Segundo a Eletropaulo, concessionária que atende à região, disse que recebeu autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS) para reestabelecer o fornecimento às 14h58. Foram afetados os municípios de Vargem Grande Paulista, Embu, Diadema e Cotia.

Vários bairros da capital paulista também foram impactados. Na zona sul, o Capão Redondo, a Pedreira, a Cidade Ademar e a Vila Mariana tiveram problemas. Enquanto na zonal leste, a falha atingiu a Mooca, São Mateus, Vila Prudente, Itaquera e Guainases.

De acordo com comunicado do ONS, uma pertubação no sistema, entre Colinas e Serra da Mesa, interrompeu o fluxo de energia da Região Norte para as regiões Sul e Sudeste do país. O problema causou o desligamento automático de parte do sistema para evitar a propagação da falha. “Às 14h41, a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada. Já foi iniciado o
processo de recomposição das cargas desligadas”, diz a nota.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias