Últimas mudanças no trânsito no centro do Rio começam domingo

Publicado em 14/02/2014 - 17:13 Por Akemi Nitahara - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A partir de domingo (16), será executada a última etapa de mudanças no trânsito no centro da cidade devido às obras na zona portuária. As principais alterações são o fechamento completo do Mergulhão da Praça 15 e a implantação da mão dupla na Avenida Rio Branco, entre a Avenida Presidente Vargas e o Aterro do Flamengo, trecho que passa a ser exclusivo para ônibus e táxis.

Os táxis só poderão circular pela pista central e apenas no sentido Cinelândia, sem pontos para embarque e desembarque. Novas áreas para pegar e deixar passageiros foram implantadas nas ruas Buenos Aires, Uruguaiana, México e Rua da Assembleia e avenidas Almirante Barroso, Graça Aranha e Gomes Freire.

A proibição para circulação de veículos particulares na Rio Branco será das 5h às 21h nos dias úteis, e das 5h às 15h nos sábados. Nos domingos e feriados, não haverá restrições.

O trecho da Rio Branco entre a Presidente Vargas e a Praça Mauá será liberado para carros particulares, mas a mão será invertida, indo apenas em direção à zona portuária. Um cruzamento com semáforo vai permitir a saída direta do Aeroporto Santos Dumont para o Aterro do Flamengo, no sentido zona sul. Uma saída na pista lateral da Avenida Presidente Vargas vai dar acesso à Praça da Candelária e, em frente à igreja, a Rua Primeiro de Março vai ser alargada.

Com isso, 228 linhas de ônibus sofrerão mudança no itinerário. As alterações podem ser consultadas nos sites das linhas municipais e linhas intermunicipais. As vans do Transporte Especial Complementar não poderão mais circular nas avenidas Rio Branco, Passos, República do Paraguai e Presidente Antônio Carlos, e nas ruas Camerino e Primeiro de Março.

De acordo com a prefeitura, o sistema de trens, metrô e barcas vão ser reforçados no horário de pico. Um novo estacionamento rotativo foi montado na Estação Leopoldina, com 350 vagas, para escoar o fluxo de veículos da Avenida Brasil, Linha Vermelha e Ponte Rio-Niterói. O valor, promocional, será R$ 20. Uma van vai fazer o trajeto Leopoldina-Candelária, ao custo de R$ 10 ida e volta.

Outra opção será bicicleta, com a implantação de 3 quilômetros de ciclovias no centro, partindo do Aterro do Flamengo. Uma rota vai chegar ao Largo da Carioca passando pela Avenida Graça Aranha, a segunda chega à Cinelândia pela Avenida Beira Mar e a terceira vai até a Praça XV cruzando a Rua Santa Luzia. Bicicletários públicos com 180 vagas serão instalados.

Além disso, 12 estações do Programa Bike Rio serão implantadas no centro ainda este mês, para o aluguel de bicicletas. Os novos locais serão: Rua Graça Aranha, Largo da Carioca, Avenida Nilo Peçanha, Avenida Almirante Barroso, Fórum, Marechal Câmara, Praça Rui Barbosa, Paço Imperial, ABL, Aeroporto, MAM e Praça Mauá. Atualmente, o programa tem 60 estações e 600 bicicletas nas zonas sul e norte.

A prefeitura pediu, mais uma vez, que a população evite circular de carro pelo centro. As mudanças foram apresentadas hoje (14).

Edição: Carolina Pimentel

Últimas notícias