Consórcio Novo Oriente vence leilão da Usina Três Irmãos

Publicado em 28/03/2014 - 11:26 Por Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O consórcio Novo Oriente, formado por Furnas e pela Fip Constantinopla, venceu o leilão da Usina Três Irmãos, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), hoje (28) na BM&F Bovespa, na capital paulista. Na parte de fora, várias pessoas protestavam contra o leilão.

O valor ofertado foi R$ 31,623 milhões de custo de gestão dos ativos de geração. O certame teve uma proposta diante de 21 empresas elegíveis. A usina, localizada em Pereira Barreto, interior de São Paulo, tem capacidade instalada de 807,50 megawatts (MW) e estava sob operação da Companhia Energética de São Paulo (Cesp).

Andre Pepitone, representante da Aneel, destacou que essa foi a primeira usina a ser licitada entre as que não tiveram as concessões renovadas pelas novas regras estabelecidas pelo governo federal em 2012, na Lei 12.783. “Essa usina passa ser operadas pelo regime de cotas, mas outras serão também licitadas.”

Ele informou que, pelo cronograma indicativo de atividade da usina, a previsão é que em 1º de julho o leilão seja homologado. Em 6 de agosto, o contrato de concessão será assinado entre a União e o consórcio. Posteriormente, o Novo Oriente tem até seis meses para obter a operação assistida do sistema. Durante todo o período, a Cesp permanece no comando das operações.

O leilão de hoje foi um sucesso, para o representante da Anatel, apesar da proposta única. “Isso é inerente ao processo estratégico de cada grupo empresarial”, justificou. Segundo ele, do total de 21 empresas elegíveis, sete fizeram a visita em campo à usina.

A previsão da Aneel é que, somente em 2015, mais sete empreendimentos sejam licitados pelas novas regras do governo federal. Entre os quais, o de Capivari, Ilha Solteira, Jupiá, Três Marias e São Simão.

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias