Polícia apreende drogas e intensifica ações de repressão no Alemão

Publicado em 14/03/2014 - 19:58 Por Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Agentes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), em operação na qual investigavam a participação de adolescentes no tráfico de drogas, no Complexo do Alemão, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, apreenderam grande quantidade de drogas na comunidade da Fazendinha. Segundo o delegado Gilson Perdigão, foram encontradas 750 cápsulas de cocaína, 4 mil papelotes contendo crack, 2 quilos de maconha e quilos (não precisou quantos) de um pó branco ainda não identificado pela polícia.

A droga estava no interior de uma casa abandonada, juntamente com anotações da contabilidade do tráfico na região, que serão analisadas no decorrer do inquérito policial, acrescentou o delegado.

A polícia intensificou as operações no complexo de favelas do Alemão desde a noite de ontem (13), após traficantes terem disparado contra o contêiner que serve de base para a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Vila Cruzeiro.

Os disparos levaram a polícia a fazer uma incursões em duas das favelas do complexo (Vila Cruzeiro e Parque Proletário). A polícia foi recebida a bala, e durante o tiroteio que se seguiu, o subcomandante da UPP da Vila Cruzeiro, Leidson Acácio Alves, de 27 anos, foi atingido por um disparo na cabeça, não resistiu e morreu ao dar entrada no Hospital Estadual Getúlio Vargas.

Os recentes tiroteios e o recrudescimento da violência nas favelas do Complexo do Alemão levaram a polícia a aumentar as incursões na região. Durante a madrugada de hoje, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) reforçaram o policiamento no complexo de favelas, com efetivos de outras UPPs.

O Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, já havia informado, inclusive, que o policiamento no Complexo do Alemão seria reforçado. Como consequência, policiais da Companhia de Instrução do Bope serão deslocados para auxiliar no treinamento dos policiais militares que fazem o patrulhamento nas áreas ocupadas pelas UPPs.

“Nós estamos levando a Companhia de Instrução do Bope para dentro do Alemão. Vamos colocar  uma companhia ou mais, do Bope, lá dentro. Estamos começando desde a tarde de hoje uma série de operações em áreas que tenham ligação com o Alemão e com a Vila Cruzeiro. A Polícia Civil também continua com um trabalho de inteligência forte na região. Entendemos que teremos prisões, independentemente de serem os autores, ou não, desses delitos”, disse, em referência aos disparos contra a UPP da Vila Cruzeiro e à execução do subcomandante.

O comandante da Polícia Militar, coronel Luís Castro Menezes, disse que 100 policiais do Bope serão deslocados para o Alemão. “Todos os PMs vão passar por um programa de treinamento com o Bope. Estamos deslocando uma companhia do destacamento para a área, e vamos aumentar ainda mais o nível de qualificação dos nossos policiais”, disse.

          


Fonte: Polícia apreende drogas e intensifica ações de repressão no Alemão

Edição: Stênio Ribeiro

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
 senador Marcos Rogério (DEM-RO)
Política

Senado  ratifica o Protocolo de Nagoia no Brasil

Documento aprovado no Senado regulamenta o acesso e a repartição de benefícios dos recursos genéticos da biodiversidade. O texto segue para promulgação.

Live da Semana - Presidente Jair Bolsonaro - 06/08/2020
Política

Pazuello diz que estados estão mais preparados para enfrentar pandemia

Ministro interino da Saúde participou de live ao lado do presidente. Mudança de protocolo do ministério foi um dos fatores que deixou estados mais preparados.

A cúpula  maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.
Política

Senado aprova redução de prazos para revalidação de diplomas

O PL prevê a revalidação em prazo entre 30 e 60 dias no caso de instituições estrangeiras reconhecidas pelo Ministério da Educação e contam com um processo simplificado. 

Escola fechada por cinco dias após relatos de coronavírus.
Justiça

Justiça suspende retorno das aulas presenciais na rede privada do DF

A retomada foi autorizada na terça-feira pela primeira instância após outra decisão que a proibiu. Algumas escolas chegaram a retomar as atividades nesta quinta-feira.

Saúde

Ministério da Saúde monitora síndrome em crianças associada à covid-19

Síndrome inflamatória multissistêmica ocorre em crianças de 7 meses a 16 anos. Até agora, foram notificados 71 casos no Brasil e registradas três mortes.

Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso)
Geral

Bombeiros combatem fogo na Serra dos Órgãos pelo terceiro dia seguido

Criado em 1939, o Parnaso é o terceiro parque mais antigo do país e costuma ser procurado para prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel.