Deputados visitam Arena da Baixada e garantem que obras estão quase terminadas

Publicado em 28/04/2014 - 17:57 Por Jorge Wamburg - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Deputados da Comissão do Esporte da Câmara inspecionaram hoje (28) a Arena da Baixada, estádio do Clube Atlético Paranaense, em Curitiba, uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo, e verificaram que as obras do estádio estão em fase de conclusão, com cerca de 99% dos serviços já terminados, segundo estimativas do engenheiro responsável pelo trabalho. Esse é um dos dois estádios, com o do Corinthians, que tiveram a entrega atrasada para a competição e ainda não foram concluídos.

De acordo com o deputado Rubens Bueno (PPS-PR), um dos participantes da visita, os parlamentares verificaram que as estimativas de avanço das obras estão corretas, tanto internamente quanto no entorno do estádio. “O que está faltando é apenas colocar uma parte das cadeiras [13 mil, das 43 mil do total], testar os refletores e concluir alguns acesso, como o da praça em frente ao estádio. É só acabamento mesmo”, informou. Outra pendência, segundo ele, é a instalação dos equipamentos de comunicação para transmissão dos jogos, “de responsabilidade da Fifa”.

O grupo também esteve com o prefeito da cidade, Gustavo Fruet, que confirmou a avaliação feita pelos deputados durante a visita. Rubens Bueno informou que, no dia 14 de maio, haverá o segundo jogo de teste, para um público de 30 mil pessoas, e no dia 22 de maio o estádio será entregue à Fifa, que marcará o último evento de avaliação. “O primeiro, para 10 mil pessoas, foi no dia 29 de março, entre Atlético e J. Malucelli”, disse Rubens Bueno.

Para as obras da Arena da Baixada, diferentemente do que foi feito nos outros estádios da Copa, em vez de contratar terceiros, o próprio clube assumiu a construção e criou uma empresa que comanda outras 43 em atuação no empreendimento.

A viagem a Curitiba deu prosseguimento a um roteiro de visitas que a Comissão do Esporte faz aos estádios onde serão disputados jogos da Copa do Mundo no Brasil, a partir de junho. A comitiva foi integrada também pelos deputados Danrley (PSD-RS) e Valadares Filho (PSB-SE), além de Renato Molling, da Comissão de Turismo da Câmara, e do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.

No dia 5 de maio, representantes da comissão vão visitar os estádios Beira-Rio, em Porto Alegre, e Maracanã, no Rio de Janeiro, onde também inspecionarão o Parque Olímpico das Olimpíadas de 2016.

Edição: Davi Oliveira

Últimas notícias