Cepal cria órgão para melhorar políticas nacionais de desenvolvimento social

Publicado em 09/05/2014 - 18:27 Por Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) anunicou hoje (9) a criação de um órgão para melhorar as políticas nacionais de desenvolvimento social e ampliar a coorperação internacional, regional e bilateral em torno do tema.

Chamado de Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social da América Latina e do Caribe, o órgão teve a criação foi definida em reunião da Cepal, em Lima, no Peru. O novo órgão, segundo comunicado da Cepal, é uma das principais decisões do encontro, que começou na segunda-feira (5) e terminou hoje (9).

De acordo com a Cepal, o órgão terá como objetivo medir a pobreza em várias dimensões, avançando na apuração da pobreza, da desigualdade e das brechas estruturais nos países . A primeira reunião da conferência regional será realizada no segundo semestre de 2015, no Peru. A comissão desenvolverá os trabalhos até 2017.

Participaram da reunião 41 delegações de países-membros da Cepal, além de cinco chanceleres e 15 ministros. O presidente do Peru, Ollanta Humala e o vice-presidente do Uruguai, Danilo Astori, também estiveram presentes.

Em outra decisão, os representantes nacioanais aceitaram Saint Martin como membro associado da Cepal e acertaram a realização do próximo encontro em 2016, no México. O documento completo com as resoluções pode ser acessado no site da Cepal.

Edição: Wellton Máximo

Últimas notícias