Situação do Sistema Cantareira é "sensível", diz Izabella Teixeira

Publicado em 05/05/2014 - 20:22 Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, comentou hoje (5) a situação do Sistema Cantareira, cujo nível caiu a 10% nesta segunda, o menor patamar da história. De acordo com a ministra, a situação é “sensível”. Ela destacou que uma eventual decisão sobre racionamento de água em São Paulo cabe ao governo do estado, como operador do sistema.

O Sistema Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) também é motivo de preocupação. “Chama a atenção, porque [o nível da água] está muito abaixo das mínimas históricas”, disse.

Segundo a ministra, como está começando o inverno, não há perspectiva de que ocorram chuvas. Ela informou que técnicos do governo federal colaboram com o governo de SãoPaulo na busca de alternativas de abastecimento e que deve haver uma reunião na próxima semana com o governo do estado. A intenção é discutir a realocação de água para abastecimento de Cantareira e PCJ.

Izabella Teixeira confirmou que o governo federal participa de discussões envolvendo os governos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais para uso do rio Paraíba do Sul para abastecimento da capital paulista. De acordo com ela, a utilização de recursos do rio está prevista em um plano de segurança hídrica de São Paulo, que engloba ações que devem ser realizadas até 2035. 

Edição: Helena Martins

Últimas notícias