Costa-riquenhos comemoram vitória sobre italianos com festa nas ruas de Brasília

Publicado em 21/06/2014 - 12:31 Por Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil - Brasília

banner Brasil 2014

Após a surpreendente vitória da Costa Rica sobre a Itália, pelo Grupo D da Copa do Mundo, um grupo de torcedores do país da América Central comemorou o resultado desfilando pelo Eixo Monumental, uma das principais vias do centro de Brasília, segurando bandeiras e buzinando. Uma das responsáveis pela festa nas ruas da capital federal foi a escritora Shirley Campbell Barr, prima do jogador Joel Campbell, atacante do time. A costa-riquenha reside em Brasília há quatro anos.

Em jogo disputado na Arena Pernambuco, no Recife, a Costa Rica  venceu ontem (20) a tetracampeã Itália, por 1 x 0. Radiante pela vitória de seu país, Shirley disse que a Costa Rica está em festa após a classificação antecipada para a próxima fase da competição. “Hoje [ontem] está todo mundo na rua, é um triunfo nacional. Em muito tempo, é a primeira vez que conseguimos um desempenho como esse. Principalmente porque ninguém dava nada pela Costa Rica”, disse.

Shirley contou que o país está vivendo uma “febre de futebol”. Segundo ela, o povo costa-riquenho acreditava na boa participação do país na Copa, devido ao bom desempenho nas eliminatórias, carimbando o passaporte para o Brasil com duas rodadas de antecedência. O sorteio dos grupos, no entanto, arrefeceu os ânimos da torcida.

“A verdade é que as pessoas tinham bastante fé no time. O problema foi quando saiu o sorteio dos grupos. É o grupo da morte, né? Nosso time é muito sólido, trabalha bem, mas as pessoas ficaram um pouco tristes, porque tinha a Inglaterra e a Itália. O Uruguai não nos assustou tanto porque eles tiveram dificuldade para se classificar para Copa e nós não.”

Além de derrotar a Itália, a seleção de Costa Rica venceu o Uruguai, no dia 14, por 3 x 1, na Arena Castelão, em Fortaleza. O jogo com a Inglaterra, já eliminada, marcado para o dia 24, no Mineirão, servirá para preparar o time para as oitavas de final, em sua quarta participação na Copa.

Os adversários possíveis são a Colômbia, a Costa do Marfim, a Grécia e o Japão, todos ainda com chance de classificação no Grupo C. A Costa Rica já igualou sua melhor participação no torneio, quando foi eliminada pela Tchecoslováquia na Copa de 1990. Mas as vitórias na primeira fase já permitem que Shirley e seus compatriotas acreditem em voos mais altos no Brasil.

>>Copa 2014: Acompanhe a cobertura completa da Agência Brasil

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias