Torcedores se vestem de verde e amarelo para ir de trem ao Itaquerão

Publicado em 12/06/2014 - 15:17 Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

-

A Copa do Mundo em São Paulo começou com muita gente vestindo camisas verdes e amarelas pelas ruas da capital, que decretou hoje (12) feriado municipal. Na Avenida Paulista, por volta do meio-dia, o som normal dos carros foi substituído pelo barulho das cornetas e gritos de torcedores. Alguns até desfilaram pela Avenida Paulista, esquina com a Brigadeiro Luiz Antônio, com bonecos gigantes do jogador Neymar e do técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão.

Para chegar à Arena Corinthians, o Itaquerão, para acompanhar a cerimônia e o jogo de abertura da Copa do Mundo – Brasil x Croácia – a equipe da Agência Brasil decidiu ir de metrô da Avenida Paulista até a Estação da Luz, no centro da capital, onde embarcou no Expresso Copa, um trem especial que vai funcionar apenas nos dias de jogos do Mundial em São Paul. O Expresso Copa faz o percurso até a Estação Itaquera em 19 minutos.

O trajeto foi feito sem problemas, embora os vagões tenham ido cheios, inclusive com idosos e crianças em pé. No entanto, a viagem foi tranquila, ocorrendo de forma organizada e rápida, tendo inclusive recebido elogios tanto de brasileiros quanto de turistas estrangeiros que conversaram com a reportagem.

Segurança reforçada, torcedores de varias localidades do mundo chegam horas antes à Arena Corinthians para a partida de abertura da Copa do Mundo 2014 entre Brasil e Croácia (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Torcedores de várias localidades chegam ao ItaquerãoMarcello Casal Jr/Agência Brasil

O brasileiro Altair Ribeiro, que usava uma peruca colorida e camisa da seleção brasileira, disse que esta é a primeira vez que vai assistir em estádio a um jogo da Copa do Mundo. “É a primeira vez e logo na estreia do Brasil. Estou achando fantástico. Ambiente agradável, torcida animada”, ressaltou Ribeiro, que embarcou hoje no metrô, usando a Linha 4- Amarela e foi até a Estação da Luz, sem problema. “Adorei o trajeto”, disse ele, que aposta em uma vitória do Brasil hoje por 3 a 0. “Vai ser um começo difícil, mas depois o Brasil pegará o ritmo e fará 3 a 0 neles [croatas]”.

Já Eduardo Cruz estava na Estação da Luz com o filho, Felipe, o pai e uma irmã, para assistir à sua primeira Copa do Mundo. “Estou achando tudo bom. A organização está boa, [tudo] está funcionando bem por enquanto”, destacou Cruz. Segundo ele, nesta quinta-feira, o transporte até o trem ocorreu de forma tranquila. “Acho que o Brasil ganha”, disse ele, apoiado por Felipe, que é fã de Neymar. “Quero ver o Brasil ganhar.”

O torcedor croata Tomislav, que também pegou o Expresso Copa para ir ao estádio, desabafou: “não posso esperar [o momento] para assistir a Brasil x Croácia. Vai ser um belo jogo e [o Brasil] é um belo país”. Tomislav espera que a Croácia vença o jogo hoje, mas não arriscou um palpite.

O americano Edmund, que já mora no país há quatro anos, contou que esta é a segunda vez que vê um jogo da Copa. A primeira foi em 1994, nos Estados Unidos. “É fantástica a Copa no país”, disse ele, que foi ao estádio com o filho. “Está tudo fantástico, muito fácil”, inclusive o transporte até o estádio. Sobre as manifestações de protesto conta a Copa, disse Edmund: “o Brasil  é uma democracia verdadeira. Todo mundo tem direito de falar, de se expressar. Assim é que funciona.” O americano arriscou um palpite para o jogo de hoje: vitória da seleção brasileira por 1 a 0.

A Agência Brasil também abordou um grupo de colombianos que vieram ao país para acompanhar os jogos de sua seleção. Hoje, todos eles veriam a partida de abertura do Mundial. Carlos Estrada disse que hoje todos eles apoiarão o Brasil, “mas a Colômbia, sempre”. “O Brasil vai ganhar por 4 a 1, com dois gols de Neymar”, arriscou Estrada, que também gostou do transporte até o estádio. “Tudo muito bom, seguro, gente muito querida e feliz”, afirmou. O colombiano elogiou principalmente as mulheres brasileiras e pediu beijos. O amigo Orlando Gutierrez elogiou o Brasil: “é muito lindo!”. Já Álvaro Osorio apostou que a Colômbia chegará às quartas de final.

Marcos Braga, que trabalha na assessoria de imprensa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), responsável pelo Expresso Copa, também destacou que os trens hoje “funcionaram perfeitamente”. “Começamos ao meio-dia, em ponto, e agora, a cada oito minutos, está partindo um trem direto para Itaquera. O movimento está aumentando paulatinamente, mas está partindo a contento, sem paradas e levando 19 minutos da Estação da Luz até Itaquera.” Braga estima que o Expresso transporte hoje mais de 30 mil pessoas até o estádio.

O percurso de trem foi feito por todos com muita alegria. Lotado por pessoas com camisas da seleção brasileira, embora também estivessem no trem muitos torcedores do México, da Colômbia e da Croácia, dentro do vagão houve até espaço para que o Hino Nacional Brasileiro fosse cantado. Após o hino, um torcedor colombiano pediu que as “mulheres bonitas fizessem fila para lhe dar um beijo e que fossem rápidas, porque depois ele iria cobrar por isso”, o que arrancou risos de todos os torcedores.

O único problema verificado pela Agência Brasil foi a saída da estação, já na chegada ao Setor Leste do estádio. Isso por causa do enorme fluxo de torcedores no local, o que obriga a fazer o percurso mais devagar. Apesar do grande número de pessoas no local, tudo transcorreu de forma tranquila, embora lenta.

O jogo de abertura terá início às 17h, mas antes, às 15h15, começa a cerimônia de abertura da Copa do Mundo.

Copa 2014: Acompanhe a cobertura completa da Agência Brasil

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias