Aneel diz que Cesp cometeu infração ao descumprir ordem de aumentar vazão

Publicado em 19/08/2014 - 12:36 Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Companhia Energética de São Paulo (Cesp) cometeu infração ao ter descumprido despacho do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que determinava o aumento da vazão da Usina Hidrelétrica Jaguari, no Rio Paraíba do Sul. A avaliação foi manifestada hoje (19) pelo diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino.

Ao reduzir a vazão de Jaguari, a companhia reduziu também o fluxo de água no Rio Paraíba do Sul, que abastece o Vale do Paraíba e parte do estado do Rio de Janeiro. “Certamente o fato de a Cesp ter descumprido o despacho [do ONS], já está caracterizando uma infração. Portanto, está sujeita às penalidades. Agora, se descontinuar essa prática, e isso for observado, não deixará de ser um atenuante”, disse Rufino. “Mas ela não está isenta de punição”, acrescentou.

Rufino explica que a infração da Cesp foi “ter deixado de observar o despacho do ONS”, o que, segundo ele, configura “uma situação inédita e grave”. A Cesp já havia sido criticada pelo mesmo motivo, quarta-feira (13) passada, pelo diretor-geral do ONS, Hermes Chipp. Segundo o dirigente, ao desrespeitar o comando, a Cesp desrespeitou determinação que visa a um benefício global, e não o de um ou outro agente.

Edição: Davi Oliveira

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
presos
Justiça

Defensoria: prisão em flagrante reforça racismo estrutural no Rio 

Segundo a coordenadora do Núcleo de Audiências de Custódia da Defensoria, Caroline Tassara, dados indicam a seletividade racial e social do sistema penal brasileiro.

Bola, campeonato brasileiro
Esportes

Campinense vai à final do paraibano

Rubro-negro espera por desfecho do jogo entre Botafogo e Treze para saber quem enfrenta na decisão do estadual.

Ceará Copa do Nordeste
Esportes

Ceará derrota Bahia e garante bicampeonato da Copa do Nordeste

Mesmo com vantagem alcançada no jogo de ida, Vozão vence por 1 a 0, gol de Cléber, e garante o bicampeonato da competição.

Acesso internet celular
Geral

Anatel: reclamações nas telecomunicações aumentou 6,6% em 2020

Segundo a Anatel, o aumento de reclamações em relação ao último semestre é consequência, principalmente, do aumento de queixas de consumidores de banda larga fixa.

guarani
Esportes

Bragantino vence Guarani e conquista Troféu do Interior

Com triunfo de 1 a 0, gol de Léo Ortiz, Massa Bruta garante vaga na Copa do Brasil de 2021.